10 Carros Halloween

   Segunda-feira e dia do Halloween, o Chaveiro Tech resolveu entrar no clima da brincadeira e trouxe uma "travessura".

   Achei no Online Carros  os "carros Halloween".

   Os "carros Halloween" são veículos que estão customizados para o Halloween, eu diria que são carros com "tuning do Halloween" eh eh eh.

   Existe gente que vive intensamente o Halloween (Conhecido no Brasil como Dia das Bruxas) que vai ao ponto de preparar, customizar o seu carro para esse dia.


   Divirtam-se com as fotos a seguir: 

Décimo lugar

Nono lugar

Oitavo lugar

Sétimo lugar

Sexto lugar

Quinto lugar

Quarto lugar

Terceiro lugar

Segundo lugar

Primeiro Lugar

Fonte e fotos: http://online-carros.blogspot.com Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Estrelas motorizadas

Conheça os carros mais marcantes da história do cinema.


   Eles são modelos únicos. Alguns possuem gadgets especiais e outros, funções não encontradas nas linhas de montagem das fábricas. Além de lindos e perfeitamente bem acabados, eles também têm personalidade própria. Tanto que muitas vezes resistem a ordens dos próprios donos. Mas não é só a originalidade que eles têm em comum: todos são estrelas de cinema. Conheça alguns dos carros que saíram da posição de coadjuvantes para dividir a atenção nas telonas.

   Os atributos dos automóveis com que cruzamos todos os dias são deixados de lado para dar espaço à imaginação cinematográfica. Muito antes de John Travolta, na pele de Danny Zuko em “Grease - Nos Tempos da Brilhantina” (1978), juntar amigos mecânicos e fazer a customização de um Ford-Mercury ao som de ‘Greased Lightnin’, as máquinas já tinham destaque na ficção hollywoodiana.


   Só o agente secreto mais famoso do mundo, James Bond, guiou até hoje 86 máquinas, numa franquia que já soma 22 filmes. E elas são responsáveis por dar ainda mais fama ao mítico personagem. Das mais potentes às mais inacreditáveis, o espião 007, que já foi interpretado por seis atores, sempre se destacou por suas chegadas espetaculares, que costumam ultrapassar o impossível.



   Da vasta e estrelada garagem destacam-se dois modelos. O primeiro deles é o Aston Martin DB5, guiado por Sean Connery nos filmes “007 contra Golfinger” (1964) e “007 contra a ameaça atômica” (1965). Este modelo inglês foi o primeiro do espião a conter metralhadoras escondidas atrás das lanternas dianteiras, escudo à prova de balas, placas que trocam sozinhas, assento ejetável, cortina de fumaça, espalhadores de óleo na pista e todos os gadgets para transformar o carro em uma arma letal contra os inimigos. Já em “007 - O espião que me amava” (1977), Roger Moore dirigiu o seu Lotus Espirit branco pelo fundo do mar! O carro submarino surpreendeu os inimigos e provou mais ainda a imprevisibilidade de Bond.


   Mas nada comparado aos botões do volante do Mach 5 de Speed Racer (2008), que ativam, entre outras funções incríveis, a troca de pneu em movimento conforme as condições do ambiente por onde trafega.




   E o Batmóvel? O carro do playboy-milionário-super-herói Bruce Wayne sempre ostentou suas cifras bancárias e o espírito justiceiro do homem morcego. Depois do modelo adaptado do Lincoln Futura 1955 utilizado na série de TV, consagrou-se o Batmóvel do longa “Batman” (1989) e “Batman, o retorno” (1992). Desde “Batman Begins”, o Batmóvel é um veículo baseado em um protótipo militar.


   Mas nenhuma máquina atravessou o tempo com mais estilo do que o DeLorean 1981 que estrelou a série “De Volta para o Futuro” (1985, 1988 e 1989), ao lado de Michael J. Fox e Christopher Lloyd. O modelo idealizado por John DeLorean e design do italiano Giorgetto Giugiaro foi feito em aço inoxidável e portas asa-de-gaivota, mas o seu diferencial ficava mesmo na traseira: o capacitor de fluxo que permitiu as viagens de Marty McFly pelo tempo. Durante as filmagens, seis modelos do carro foram utilizados, sendo um totalmente destruído após a rodagem da cena final do terceiro longa.


   Não basta ser equipado com tecnologias de última geração. Os filmes deram aos carros também personalidades próprias. Diferentemente de “O Carro Desgovernado” (1997), no qual o automóvel não consegue frear em função de uma falha mecânica, muitos já desobedecem seus condutores. E nem sempre são simpáticos. O mais famoso deles é Cristine, um Plymouth Fury 1958, protagonista de “Cristine, O Carro Assassino” (1983), que desenvolve um ciúme doentio por seu proprietário, Arnie Cunningham (Keith Gordon), e mata todos os seus desafetos. Doze exemplares do carro foram destruídos durante as filmagens, o que é considerado uma tragédia para o antigomodelismo, dado o baixo número de similares no mercado.


   Quem não se lembra de “Se meu Fusca falasse”? O modelo VW 1963 Ragtop Sedan, mais conhecido como Fusca, era o principal aliado do piloto Jim Douglas (Dean Jones) para vencer as principais corridas pelo mundo. Seu motor, na verdade, nasceu da modificação do motor de um Porsche 356, que fazia com que Herbie ganhasse sozinho as disputas para agraciar seu condutor. Hoje em dia, a simpatia fica por conta do Relâmpago McQueen da franquia de animação “Carros” (2006 e 2011), que dispensa motoristas e tem desafios próprios para vencer.




   E ainda tem espaço para os cacarecos! Quem não se lembra da geringonça que guiava aquela atrapalhada trupe dos “Caça-Fantasmas” (1984)? O Cadillac Limousine Station Wagon era um desses negócios da China, fácil de ser encontrado em cada esquina. Comprado por uma ninharia, o Ectomobile ou Ecto 1, como era chamado, tinha diversos problemas quando Ray Stantz (Dan Aykroyd) resolveu comprá-lo.


   Mas, depois de adaptado, o peculiar veículo vermelho e branco conseguia chegar a incríveis 155 km/h para encontrar fantasmas com artifícios como os aceleradores de prótons. Para encerrar, na vanguarda da indústria automobilística, não dá para ignorar o carro de Fred Flintstone, que alcança vertiginosos 20 Km/h… Descendo a ladeira, obviamente!



   Qual o carro de cinema que você é fã? Conta pra gente!

Texto:
blog.bolsademulher.com

Fotos:
google imagens 




E-mail CHAVEIROTECH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Direção Defensiva

   Direção Defensiva é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

Por que praticar a direção defensiva? 
   Pesquisas realizadas em todo o mundo, sobre acidentes de trânsito, apresentaram a seguinte estatística:
- Apenas 6 % dos acidentes de trânsito têm como causa os problemas da via;
- 30 % dos acidentes têm origem em problemas mecânicos;
- A maioria dos acidentes, (64%) têm como causa, problemas com o condutor.

Dentre os principais Problemas com o Condutor temos:
- Dirigir sob o efeito de álcool ou substâncias entorpecentes;
- Imprudência - trafegar em velocidade inadequada;
- Imperícia - inexperiência ou falta de conhecimento do local;
- Negligência - falta de atenção, falha de observação.

    O Condutor defensivo é aquele que adota um procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. O motorista defensivo não dirige apenas, pois está sempre pensando em segurança, pensando sempre em prevenir acidentes. independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes.


    O Condutor defensivo é aquele que tem uma postura pacífica, consciência pessoal e de coletividade, tem humildade e autocrítica.
    Dentro das diferentes técnicas de como conduzir defensivamente existem várias precauções que deve-se tomar ao iniciar uma jornada, mesmo sem ter conhecimentos especializados de mecânica, para evitar envolver-se em situações de risco, realizando um trajeto sem cometer infrações de trânsito, sem abusos com o veículo, sem atrasos de horário, sem faltar com a cortesia devida, ou seja, sem envolver-se em acidentes.

Não esqueça:

    "Acidente evitável" é aquele em que você deixou de fazer tudo o que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.
    A "Direção Defensiva" é indispensável no aperfeiçoamento de condutores. Trata-se de uma forma de praticar, no uso de seu veículo, uma maneira de dirigir mais segura, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito, apesar das condições adversas.


  


Fonte: www.detran.pr.gov.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Manutenção periódica do veículo

   
  Ao contrário do que possa parecer, manter o automóvel em boa forma é simples e, o melhor, vantajoso! Basta ter o manual em mãos e um olhar minucioso.

  Além de evitar inúmeros perrengues, o automóvel em dia também é sinônimo de economia. “À medida que o motorista entende que a manutenção preventiva custa, em média, 30% a menos do que a corretiva, além de garantir a segurança do veículo e reduzir a emissão de poluentes, ele passa a cuidar melhor do carro, fazendo revisões periódicas em uma oficina de confiança”, acredita Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA, Grupo de Manutenção Automotiva, que reúne empresas do setor de reposição de autopeças.

   Comece por listar o que você precisará conferir. São quatro as partes essenciais para se fazer uma manutenção satisfatória: motor, pneus, amortecedores e freios. Em seguida, pegue o manual do seu carro, que deverá conter todas as especificações de uso e reparação. Veja, agora, como checar cada uma das partes.

Motor

    Neste caso, o importante é estar atento à lubrificação. O nível de óleo do motor e o nível de água do radiador são fundamentais para evitar que você fique parado no acostamento. Para checar o nível de água, existe um recipiente próprio com uma marcação de mínimo e máximo. Se a altura da água estiver entre eles, está ok. Caso contrário, a água deve ser completada. “Atenção: só completar a água com o motor ainda frio”, alerta Charles Diniz, professor do curso de manutenção automotiva do Instituto Federal Minas Gerais.

   O mesmo procedimento deve ser realizado na medição do óleo. Sabe aquela vareta que todo frentista adora medir? Pegue-a, com o motor ainda frio, e observe as duas marcações de mínimo e máximo. “O correto é quando o nível está entre elas. Se não, complete o óleo”, ensina. Faça isso, no mínimo, a cada 30 dias. A troca total do óleo do motor deve obedecer às instruções presentes no manual do carro.


Pneus

Se você sentiu que o seu carro está mais pesado ao volante, saiba que não está em dia com a manutenção preventiva. Verificar a pressão dos pneus é uma tarefa a ser feita a cada 15 dias, incluindo o estepe. “Observe o desgaste dos pneus através dos indicadores TWI no fundo dos sulcos. Caso detecte que está irregular, procure um centro automotivo para verificar o sistema de suspensão, ou seja, alinhamento, balanceamento e amortecedores”, recomenda Gerson Burin, responsável técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária, CESVI Brasil.

Freios

    Deve ser verificado, pelo menos, semanalmente o nível de óleo dos freios. Isso é feito observando-se uma marcação que existe no recipiente do óleo localizado no motor. Checar também o desgaste das pastilhas. “Essa checagem só mesmo no seu mecânico”, ressalta Charles. “É difícil estimar uma quilometragem padrão para a troca destes itens, pois seus desgastes dependerão muito de fatores externos, como a topografia, as condições dos locais onde costuma rodar o veículo e a forma de conduzi-lo”, enumera Gerson.

Amortecedores

    Caso você identifique algum vazamento de óleo no seu carro, faça o teste para descobrir se não é um problema no amortecedor. “Se o veículo balança demais após passar por uma ondulação, indica que já é hora de o amortecedor ser substituído”, explica o consultor técnico do CESVI Brasil.

Testes simples e rápidos

    O ideal é sempre dar uma atenção especial ao seu carro pouco antes de sair de casa. Gerson dá a dica: “Observe o piso de sua garagem para identificar se existe vazamento de algum dos fluidos, tanto de freio quanto de óleo e água”. Aquela olhadinha para ver se os pneus estão carecas ou com desgaste irregular também faz a diferença. Além da sensação de tranquilidade de estar em dia com as obrigações, a manutenção também previne acidentes. “Se os pneus estiverem gastos, quando ocorrer uma frenagem, a distância necessária para o carro parar completamente será muito maior”, frisa o professor.

   Esses são testes simples e rápidos que ainda têm um efeito positivo no bolso. “Sem essas medidas de precaução, a extensão das avarias pode comprometer outros componentes do sistema veicular, tornando a manutenção corretiva muito mais cara”, diz Gerson Burin. Trocar itens como filtros de ar, de combustível e velas de ignição dentro do tempo de validade sugerido irá contribuir para que você tenha um carro mais econômico. Regular catalisador e sistema de escape, calibrar pneus e alinhar a suspensão também aliviam o orçamento. “Um pneu com calibragem incorreta pode aumentar substancialmente o consumo de combustível”, acrescenta Charles.

    Agora que você já se inteirou do assunto, é hora de colocar as mãos à obra. 





E-mail CHAVEIROTECH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ayrton Senna

   O automobilismo brasileiro não comemora um título mundial na Fórmula 1 há 20 anos, mas a última conquista tupiniquim ainda está mais viva do que nunca na memória de muitos fãs de velocidade. Foi no dia 20 de outubro de 1991 que Ayrton Senna da Silva celebrou seu terceiro título mundial.

   Aquela temporada já tinha sido mais do que especial para o então bicampeão, por conta de sua primeira vitória em Interlagos. Diante de um Autódromo de Interlagos com arquibancadas lotadas, Senna superou o desgaste de uma corrida caótica, com direito a muita chuva e inúmeros problemas em sua McLaren, que terminou a corrida apenas com a sexta marcha. A imagem do desgaste daquela corrida se estampou no rosto de Senna, que quase não teve forças para erguer o troféu de vencedor, tamanho o desgaste sofrido naquele domingo.

   A terceira vitória de Ayrton nas ruas do Principado de Mônaco também marcaram o ano de 1991. Senna lutava para acompanhar o ritmo das Williams, que despontavam como sensações da temporada. Depois de Mônaco, o brasileiro ficaria cinco corridas sem vencer, até voltar a briga pelo título com o trunfo na Hungria.
Felizmente, para os brasileiros, o talento de Senna acabou prevalecendo sobre a tecnologia dos carros de Frank Williams. Em Suzuka, última etapa do campeonato, Senna seria ajudado por seu companheiro de equipe (e um dos poucos amigos que tinha na F-1) Gerhard Berger, que impediu a aproximação dos rivais.

   Pela ajuda, Senna presenteou Berger com a vitória no Japão e deu início à festa de seu terceiro título mundial. Uma nova celebração esteve muito próxima de acontecer em 2008, quando Felipe Massa perdeu o título para Lewis Hamilton. Mas nem o desempenho apático dos brasileiros na Fórmula 1 parece diminuir a esperança dos torcedores, que esperam sorrir novamente nas manhãs de domingo como nos tempos de Senna.



 Ayrton Senna do Brasil!

   Hoje, o Instituto Ayrton Senna está fazendo uma homenagem muito bonita a esse homem que encheu de orgulho a nação brasileira e que se foi cedo demais. Na campanha do Instituto, você pode fazer doações, contribuindo para a educação de centenas de crianças e ganhando uma camiseta comemorativa ou não precisa doar nada, mas pode participar de várias formas da homenagem.



   Uma delas é fazendo perguntas sobre Ayrton Senna que o piloto Lewis Hamiltton pode responder! É sério mesmo! Você manda as perguntas para o Instituto e as cinco melhores serão respondidas por um dos pilotos mais famosos da atualidade. Confira como participar no site: http://sennatri.com.br/inesquecivel/







Fontes: www.quatrorodas.abril.com.br
            www.blog.groupon.com.br
            www.sennatri.com.br/inesquecivel/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Indústria Automobilística


   Foi em novembro de 1891 que o primeiro carro motorizado chegou em solo brasileiro. A bordo do navio Portugal, que aportou na cidade de Santos, um único exemplar de um Peugeot, comprado por 1.200 francos. O proprietário era um rapaz de dezoito anos chamado Alberto Santos Dumont - o futuro Pai da Aviação -, que acabava de retornar da França com a família. Dumont já demonstrava que era um homem de visão. O automóvel se transformaria na maior mola propulsora da economia mundial. Se em 1891 existia somente um automóvel no Brasil, em 1904, 84 carros já eram registrados na Inspetoria de Veículos. Faziam fila na época figuras ilustres da sociedade paulista: Antonio Prado Júnior, Ermelindo Matarazzo, Ramos de Azevedo, José Martinelli e muitos outros. De olho nesse mercado, a empresa Ford decide em 1919 trazer a empresa ao Brasil. O próprio Henry Ford sentencia: "O automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação". A primeira linha de montagem e o escritório da empresa foram montados na rua Florêncio de Abreu, centro da cidade de São Paulo.

   Em 1925, foi a vez da General Motors do Brazil abrir sua fábrica no bairro paulistano do Ipiranga. Meses depois já circulava o primeiro Chevrolet. Dois anos depois, a companhia inicia a construção da fábrica de São Caetano do Sul. Nessas alturas, o som das buzinas e o barulho peculiar dos motores já fazem parte do cotidiano do paulista. Estradas são construídas em todo o Estado de São Paulo. O reflexo dessas iniciativas no aumento da frota de veículos é surpreendente: entre 1920 e 1939, só no Estado de São Paulo, o número de carros de passeio salta de 5.596 para 43.657 e o de caminhões vai de 222 para 25.858. Entra o ano de 1940, tem início a Segunda Guerra Mundial. As importações são prejudicadas e a frota de veículos no Brasil vai ficando ultrapassada. As fábricas só montavam seus automóveis aqui e não produziam suas peças. Era preciso desenvolver o parque automotivo brasileiro. O então presidente da República, Getúlio Vargas, proíbe a importação de veículos montados e cria obstáculos à importação de peças.


   Foi Juscelino Kubitschek, presidente empossado em 31 de janeiro de 1956, que deu o impulso necessário à implantação definitiva da indústria automotiva, ao criar o Geia - Grupo Executivo da Indústria Automobilística. Em 28/9/1956, foi inaugurada, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a primeira fábrica de caminhões com motor nacional da Mercedes-Benz. Juscelino Kubitscheck compareceu à cerimônia. O Brasil chega ao final de 1960, com uma população de 65.755.000 habitantes e um total de 321.150 veículos produzidos desde o início da implantação do parque industrial automotivo. Mais de 90% das indústrias de autopeças foram instaladas na Grande São Paulo. E foi no Estado de São Paulo que ficou instalado o maior parque industrial da América Latina, dando um importante impulso para o rápido crescimento econômico paulista. A revolução automotiva da década de 1950 trouxe ao Estado paulista tecnologia de ponta, empregos, desenvolvimento industrial e uma nova relação de capital-trabalho, com o crescimento e fortalecimento dos sindicatos de classes. Hoje, o Estado produz mais de um milhão de veículos por ano.


Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Finanças: quanto custa manter um carro?

* Por Reinaldo Domingos
   Hoje com a facilidade de aquisição por meio de financiamentos alongados, chegando até 84 meses (sete anos), o que fica registrado na cabeça do jovem é que o custo do veiculo será somente a prestação mensal. Aí é que mora o perigo. Tem que prever o custo de manutenção mensal deste, que muitas vezes será maior do que o valor da prestação.

    Se colocarmos no papel gastos como combustível, seguro, IPVA, DPVAT, manutenção, depreciação, estacionamentos, lavagem e eventuais multas; ao fim do mês, veremos que ele será responsável por grande parte dos custos de nosso orçamento. Para se ter uma idéia, um carro popular de 25.000 reais terá um impacto mensal médio de 875 reais nas contas de seu proprietário.

   Por isso a decisão de adquirir um carro próprio deve ser muito bem pensada, avaliando os prós e os contras e observando sempre se realmente se têm condições de arcar com esses custos. Na maioria das vezes a pessoa pode esperar um pouco mais antes de adquirir, formando uma boa reserva de dinheiro, que será fundamental no futuro de sua saúde financeira. A opção de adquirir um segundo veiculo deve ser também pensada, no caso de não ser extremamente necessária, deverá ser descartada.

   O proprietário de um veículo deve ter em mente que é fundamental evitar o uso do mesmo desnecessariamente, uma boa alternativa é revezar caronas ou mesmo utilizar o transporte público quando possível, além de economizar, você estará colaborando com o meio ambiente.

   Caso o veiculo seja totalmente indispensável, algumas ações podem ser tomadas visando economizar seu dinheiro. O principal item é o combustível (que representa o maior custo de um veículo). Você deve desconfiar de preços muito baixos do combustível vendido. Nesses casos, você deverá pesquisar os postos credenciados e regularizados e que tenham testes de sua autenticidade, porém não se acomode com o posto escolhido, visto que poderá existir outros postos com a mesma qualidade e melhor preço, pesquise mensalmente este item de custo. Uma outra opção que tem sido muito praticada é a transformação do veículo para combustíveis alternativos como o GNV e o álcool.

   Antes de sair com seu veículo da concessionária ou agência, faça o seguro. Não se esquecendo de pesquisar entre as seguradoras, visto que existe uma grande flutuação de preços junto às mesmas, devido ao sinistro de cada uma delas. Também uma opção que vem crescendo no mercado de seguros são as empresas de proteção do veículo via satélite, que em alguns casos o investimento poderá ser a opção mais em conta.

   Enfim, é muito bom ter um veículo, nos trás muita comodidade, entretanto é muito melhor termos o domínio de nosso dinheiro, sabendo que com ele você poderá realizar todos os seus sonhos. Basta que você saiba utilizar seu ganho, focando e materializando seus sonhos antes mesmo de gastar seu dinheiro, o sucesso financeiro deve-se principalmente pelo respeito que é dado a cada centavo que ganhamos, portanto, comece hoje a valorizar e traçar tudo aquilo que você deseja obter em sua vida.

* Reinaldo Domingos é educador financeiro, autor do livro Livre-se das Dívidas (Editora DSOP) e presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira.

Fonte: consumidormoderno.uol.com.br

Vamos aos cálculos

Tomarei como base o veículo Gol G4 0km modelo popular, no valor de R$26.450,00, segundo site da montadora em Ago/2011. Veja quanto custaria este automóvel se você o comprasse hoje:

Seguro (5% do valor do carro)

 

R$1.322,50 por ano ou R$110,21 por mês


IPVA (4% do valor do carro)

 

R$1.058,00 por ano ou R$88,17 por mês

Seguro obrigatório (DPVAT)

 

R$96,63 por ano ou R$8,05 por mês

Taxa do serviço de lacração (DETRAN-SP)

 

R$67,18 por ano ou R$5,60 por mês

Taxa de registro de veículo 0km (DETRAN-SP)

 

R$193,70 por ano ou R$16,14 por mês



Combustível

   Esse item pode variar muito, dependendo do uso do automóvel, do perfil do dono e do estado onde reside, mas tomaremos como base que o veículo circulará, em média, 1.000 km por mês, ou aproximadamente 33 km por dia.
   Supondo o custo do litro de etanol a R$1,50, e que o veículo em questão faz, em média, 9 km/l, então, o gasto mensal com combustível será algo como R$170,00, ou R$2.040,00 por ano.


Estacionamento

   Cada vez mais, viver nas grandes cidades tem se tornado algo complicado. Quando o quesito é estacionar o carro em vias públicas, isso se torna algo ainda mais complicado. Por isso, a despesa com estacionamento vem se tornando cada vez mais um item adicional no orçamento de muitos donos de carros.
   Vamos supor alguém que possui garagem em casa, mas que paga uma mensalidade de estacionamento de R$150,00 no local de trabalho, ou seja, seu gasto anual será de R$1.800.

Primeira revisão e manutenção

   O gasto com a primeira revisão é imperativo, pois se corre o risco de perder a garantia caso a revisão não seja feita numa concessionária autorizada. Sendo assim, estimamos seu valor em R$250.
Possivelmente o valor será maior, mas aqui cabe ao consumidor exigir um desconto, pois essa prática vem se tornando cada vez mais comum, e as concessionárias, sabendo disso, costumam oferecer valores reduzidos.
   Também é bom ficar de olho nos itens que serão trocados na revisão. Exclua itens que achar desnecessários. Lembre-se que seu carro é novinho. Não caia nessa armadilha!
   Como o carro é 0 km, o custo com manutenção será zero no primeiro ano, pois não será necessário trocar o óleo (item da revisão) ou os pneus. Mas não deixe de levar isso em consideração para os próximos anos que pretender ficar com o carro.


Depreciação e custo de oportunidade 

   É sabido que ao sair da concessionária o carro é desvalorizado em cerca de 15% a 20% no primeiro ano, porém, uma boa estimativa de depreciação anual é de cerca de 10%. Além disso, existe o custo de oportunidade, que é quanto seu dinheiro renderia caso a mesma quantia fosse aplicada em algum tipo de investimento. Um bom parâmetro de cálculo é a poupança, que apresenta cerca de 6% ao ano de rendimento real.
   Com base nesses valores, a depreciação será de R$2.645,00 ao ano, ou R$220,42 ao mês. Já o custo de oportunidade será de R$1.587,00 ao ano, ou R$132,25 ao mês.


Nota: O valor da depreciação não sairá efetivamente de seu bolso enquanto estiver com o carro, mas, ao trocar de veículo, você sentirá na pele esse valor, pois terá de dispor dele para a compra de um novo carro, se desejar manter o mesmo padrão.



Resumo : Qual o custo total?


Fonte: professordinheiro.com Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Computadores de Bordo


O computador de bordo é um instrumento bastante conhecido de nome, mas dificilmente alguém sabe qual a função de um desses dentro do veículo. Se você completa o time daqueles que não fazem idéia de por que existe um computador no carro, pode esclarecer algumas das suas dúvidas sobre o tema nessa matéria super interessante.
Com o avanço da tecnologia, se torna importante que a gente saiba para que existe essa enxurrada de equipamentos, pois não adianta de nada ter um carro super equipado, se nem sabemos para que servem esses equipamentos. Esteja esperto por que o mercado de computadores de bordo está crescendo bastante e logo será bem mais fácil ver um desses nos veículos por aí.
Uma coisa que parece meio enfeite de carro de super herói e que pode estar num carro na sua garagem daqui a alguns anos então veja com atenção a matéria.

Quais as funções dos computadores nos carros?

Todos os carros fabricados hoje têm pelo menos um computador responsável por monitorar as emissões do motor e fazer os ajustes para mantê-las nos níveis mais baixos possíveis. O computador recebe informações de muitos sensores diferentes, incluindo:
  • sensor de oxigênio
  • sensor de pressão do ar
  • sensor de temperatura do ar
  • sensor de temperatura do motor
  • sensor de posição do acelerador
  • sensor de detonação  
Utilizando as informações destes sensores, o computador pode controlar coisas como injetores de combustível, velas e o ajuste da marcha - lenta para obter o melhor desempenho possível do motor, ao mesmo tempo em que mantém as emissões em níveis baixos. O computador também pode detectar quando algo está errado e informar o motorista através da luz com a inscrição "Check engine" (Verifique o motor) no painel. Um mecânico pode fazer a leitura do código de diagnóstico do computador e corrigir o problema.
Dependendo da sofisticação do carro, existem diferentes tipos de computadores. Por exemplo:
  • provavelmente existe um computador controlando a caixa automática;
  • se o carro possui freios antitravamento, existe um computador fazendo a leitura da rotação das rodas e controlando os freios;
  • muitos sistemas de airbag possuem seus próprios computadores;
  • um carro com sistema de abertura sem chave ou de segurança possui um computador para tais sistemas;
  • sistemas avançados de controle de clima normalmente possuem computadores;
  • atualmente, alguns carros possuem bancos e espelhos motorizados com memorização de ajuste para vários motoristas;
  • qualquer rádio ou CD - player com mostrador digital contém o seu próprio computador;
  • sistemas de controle automático de velocidade utilizam computadores.
Em outras palavras, um carro de luxo moderno é uma rede de computadores sobre rodas. É incrível a quantidade de controladores embutidos que um carro pode ter.
Então, o que é aquela história sobre se os carros dariam partida ou não em 1º de janeiro de 2000, devido ao chamado "Bug do Milênio"? Nada. Os computadores dos carros não têm idéia de que dia é hoje porque isso é irrelevante para os seus cálculos. Se você retirar a bateria do carro para substituí-la ou simplesmente desconectá-la, todos os computadores ficam sem energia. O seu aparelho de som, por exemplo, pode esquecer as suas estações pré-definidas.

Fonte: www.hsw.uol.com.br Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os 10 carros mais vendidos no Brasil 2011

   Confira a lista com os 10 carros mais vendidos (automóveis e comerciais leves) no Brasil em 2011. São eles: Gol, Uno, Celta, Fox Strada, Corsa Sedan, Palio, Voyage, Sandero e Fiesta.

   Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e leva em conta o total de veículos emplacados no Brasil até o mês de agosto de 2011.


                          Abaixo a lista com os carros mais vendidos:

01 VW Gol 198.329 (2011) – 27.203 (Ago/11)
Volkswagen Gol ou simplesmente Gol, é um automóvel da fabricante Volkswagen desenhado no Brasil
   Lançado em 1980,é considerado um dos maiores sucessos da Volkswagen do Brasil de todos os tempos. É também o primeiro e único carro brasileiro a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas até hoje, tornando-se, em fevereiro de 2009, o primeiro e único a superar o Fusca em vendas.
       
   Pioneiro a tornar-se modelo de entrada da marca Volkswagen em mercados internacionais, e é o modelo mais exportado da história do Brasil, com 735 mil unidades embarcadas para mais de 50 países




02 Fiat Uno 183.257 (2011) – 24.947 (Ago/11)

   O Fiat Uno é um automóvel de muito sucesso fabricado no pela montadora italiana FIAT,

Começou a ser vendido por aqui em 1984, inicialmente para substituir o 147. Apesar do projeto relativamente moderno que o 147 tinha para a época, com uma carroceria compacta, motor transversal e bom espaço interno, era preciso responder ao VW Gol, que já estava começando a embalar em vendas após um início difícil que teve. Assim, o 147 ficaria em linha apenas para bater de frente com o Fusca na disputa de carro mais barato do país..







03 GM Celta 96.695 (2011) – 12.554 (Ago/11)
Celta (ou Suzuki Fun como é conhecido na Argentina) é um carro popular categoria 1.0L (um ponto zero) da Chevrolet produzido no Brasil. Concorrente direto de outros carros populares como o Uno da Fiat,do Gol da Volkswagen e do Ka da Ford. O celta é um hatchback e no final de 2005 e início de 2006 foi lançada a versão sedan do carro, chamada Prisma







04 Corsa Sedan 83.959 (2011) – 11.184 (Ago/11)

O Chevrolet Corsa é um modelo de automóvel da Chevrolet na América Latina e em alguns países da Ásia. Também é comercializado em algum países com os nomes de Chevrolet Sail e Chevrolet Barina.

Na Europa o mercado é ocupado pelos modelos produzidos sob as marcas Vauxhall (na Grã-Bretanha) e Opel (na Alemanha e na Espanha).







05 Fiat Strada 81.210 (2011) – 11.237 (Ago/11)

O Fiat Strada é um automóvel fabricado pela Fiat. É a versão pick-up do Palio. É produzido desde 1998, com cabines simples e estendida, atualmente nas versões Fire 1.4, Trekking 1.4, Trekking 1.8 e Adventure 1.8, todas com motorização Flex.









06 VW Fox/CrossFox 80.001 (2011) – 11.382 (Ago/11)
Volkswagen Fox é um automóvel fabricado pela Volkswagen e vendido para América Latina e Europa. Possui as variantes off-road CrossFox e a perua SpaceFox/Suran.







07 Fiat Palio 65.576 (2011) – 9.235 (Ago/11)
O Palio é um automóvel compacto produzido pela Fiat, tendo sido projetado para mercados emergentes como os da América Latina, África do Sul, Leste Europeu e alguns países asiáticos. Seu projeto foi iniciado em 1992, pelo Centro de Estilo da Fiat junto ao estúdio I.DE.A.
Foi apresentado à imprensa mundial em abril de 1996 nas versões de três e cinco portas. Foi o primeiro de uma linha de produtos que ainda conta a station Palio Weekend, lançada em março de 1997, o sedan Siena (Palio Sedan ou Albea em alguns mercados, este com pequenas alterações na traseira), apresentado em agosto de 1997 e a picape Strada, lançada em outubro de 1998.









08 VW Voyage 57.686 (2011) – 8.960 (Ago/11)

O Voyage é um sedan compacto da Volkswagen baseado no Gol. Foi lançado em 1981 e saiu de linha em 1995, já como modelo 1996, sendo substituído pelo Polo Classic somente em 1997. Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1982.

Em 12 de setembro de 2008 a Volkswagen anunciou o lançamento da segunda geração do Voyage








09 Ford Fiesta 56.403 (2011) – 7.034 (Ago/11)

O Ford Fiesta é um carro hatch de pequeno porte (supermini) fabricado pela Ford Motor Company no Brasil, Argentina, México, Venezuela, China, Índia, África do Sul e na Europa. O modelo é vendido mundialmente, incluindo Japão e Oceania, e foi vendido brevemente na América do Norte. Em 2010, em sua sexta geração (Mark VI), o Fiesta foi introduzido mundialmente, incluindo Brasil, Canadá e Estados Unidos — com isso o primeiro Fiesta a ser vendido na América do Norte desde 1980. Desde 1976, seu lançamento, vendeu 20 milhões de unidades. No Brasil recebeu uma pequena face-lift no começo de 2007. Deu origem à picape Ford Courier, em 1997. Forneceu sua plataforma para o Ford Ka (na geração MK4 do Fiesta), lançado no Brasil também em 1997.








10 Renault Sandero 49.762 (2011) – 8.693 (Ago/11)

O Sandero é um modelo desenvolvido pela Renault e sua subsidiária romena Dácia, visando especialmente os mercados em desenvolvimento do Leste Europeu e Latino-americano. O carro baseia-se na plataforma B90, a mesma utilizada pelo Clio III europeu e Renault Logan, e apesar de ser um hatchback, está posicionado em um segmento de mercado (e de preço) acima do Logan, modelo do qual deriva.

O Sandero brasileiro foi reestilizado em 2011, recebendo uma frente inspirada no Clio III europeu. A versão Stepway também foi reestilizada. A traseira recebeu leves modificações e ganhou letras ao estilo do Fluence. O interior recebeu acabamentos melhores e o modelo ganhou a opção de câmbio automático de quatro marchas. O modelo deverá inspirar uma futura reestilização no Sandero europeu.

 






Informações sobre os automóveis :-Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fotos:-Google
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...