Manutenção Preventiva - Sistema de Iluminação


A Iluminação automotiva do século XIX ao século XX

Os primeiros veículos atingiam velocidades de aproximadamente 15 Km/h, desta forma os faróis não precisavam ter um grande desempenho pois o condutor tinha tempo para reagir antes um obstáculo. Nesta época bastavam lanternas a vela para atender este requisito.

Alguns anos depois, no início do século XX, os automóveis já atingiam velocidades maiores e, para viagens noturnas, se fazia necessário uma boa iluminação para que fosse possível antecipar qualquer obstáculo ou outro veículo na estrada. Com a primeira evolução das lanternas a óleo e querosene usadas em automóveis, surgiram os faróis a gás (acetileno) , imitando as conhecidas lanternas usadas pelos mineiros.

Nesta época já considerava-se tais acessórios para iluminação como uma necessidade fundamental para os automóveis da época, o que mais tarde ganharia o status de “item de segurança”.

Entretanto, conforme registrado na obra “Faróis de todos os tempos” de Perracini, (1990), o reinado do acetileno foi curto, cerca de 10 anos apenas. Neste período os progressos na arte de concentrar e multiplicar a luz com o uso de refletores foram grandes. Contudo havia um grande fator limitante nesta tecnologia: a distância da chama em relação ao ponto focal do refletor poderia provocar a queima do mesmo.

Este problema só foi resolvido com o advento da lâmpada elétrica para automóveis no ano de 1.905 que veio a substituir a chama três anos mais tarde. Este tipo de lâmpada pode ser milimetricamente posicionada sobre o ponto focal de um refletor parabólico para obter a máxima reflexão. Além disso, esta tecnologia possibilitou projetar a luz de forma mais abrangente ou mais concentrada, dependendo do que fosse mais adequada para cada situação, estrada ou cidade. Nesta fase os novos refletores passaram a ser repuxados ou estampados, em seguida passavam por um processo de prateamento e polimento da superfície refletora, tudo contribuindo para aumentar ainda mais a eficiência dos faróis. Com este aumento da capacidade de iluminar, os faróis passaram a criar um novo problema: o “ofuscamento” dos condutores que vinham no sentido contrário. Como isto afetava diretamente a segurança dos ocupantes dos veículos, logo surgiram leis regulamentando o uso destes dispositivos. Como solução imediata, passou-se a regular o facho dos faróis para baixo, porém isso diminuía muito o alcance dos mesmos em estrada, tornando a condução do veículo muito perigosa principalmente em locais totalmente sem iluminação.

A solução definitiva veio por volta de 1924 com surgimento das lâmpadas automotivas de dois filamentos. Um dos filamentos era ajustado para projetar a luz para frente permitindo um maior alcance, denominado facho alto, e o outro possuía um escudo defletor, assim a luz produzida por este podia ser refletida somente para baixo , clareando a estrada sem causar ofuscamento aos demais condutores.
O ano de 1.939 foi o ano de lançamento dos primeiros faróis “Sealed Beam”, fabricado pela empresa “General Eletric” nos Estados Unidos e vulgarmente conhecido no Brasil como “silibim”



Desde 2004 temos acesso à tecnologia dos faróis com LED, que traz como vantagem a economia de energia de até 40% em comparação às lâmpadas de filamento, além de um maior tempo de vida.
Com um mercado cada vez mais moderno e com novas soluções luminotécnicas, podemos esperar produtos ainda mais eficientes em termos de design e segurança para os motoristas.


SISTEMA DE ILUMINAÇÃO 



O sistema de iluminação de seu veículo é fundamental, tanto para você enxergar bem o seu trajeto, como para ser visto por todos os outros usuários da via  e assim, garantir a segurança no trânsito. Sem iluminação, ou com iluminação deficiente, você poderá ser causa de colisão e de outros acidentes. 

LUZES 




O farol baixo deve ser usado na cidade e na estrada. O alto pode ser utilizado quando se trafega sozinho em uma rua ou estrada durante a noite. Ela amplia o campo de visão. Porém, não se deve utilizar farol alto se houver na direção contrária ou se existir outro carro á sua frente. Em ambos os casos o ofuscamento vai prejudicar a visibilidade do  outro condutor. 





Para viajar com o carro carregado é recomendável verificar a regulagem da altura dos faróis, já que o veículo ficará com a traseira mais baixa em relação á dianteira. 
A falta ou excesso de luminosidade podem aumentar os riscos no transito. Ver e ser visto é uma regra básica para direção segura. 


O bom estado dos faróis confere segurança no tráfego noturno, debaixo de neblina ou em dias chuvosos. É fundamental que o funcionamento dos faróis esteja perfeito. Já as luzes traseiras servem para sinalizar e orientar os demais condutores.

Além de acarretar em multa, luzes danificadas aumentam a possibilidade de acidentes. Portanto, verifique o funcionamento de cada uma das luzes do seu veículo. Caso encontre problemas, procure um mecânico e faça a troca.







E-mail CHAVEIROTECH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vettel Tricampeão da F1



O alemão da Red Bull, Sebastian Vettel, coloca seu nome ao lado de alguns dos maiores pilotos da história do esporte, como os tricampeões Niki Lauda e Ayrton Senna. Mais do que isso, ele tornou-se o primeiro a conquistar seus três primeiros títulos em anos consecutivos. E é apenas o terceiro a ganhar o tricampeonato de forma consecutiva, juntando-se ao argentino Juan Manuel Fangio (1954-57) e ao alemão Michael Schumacher (2000-04), que no total tem sete campeonatos e despediu-se da Fórmula 1 pela segunda vez nessa corrida em Interlagos, aos 43 anos.



Sua trajetória

Vettel nasceu em 1987 em Heppenheim, no estado alemão de Hessen. Seu pai logo cedo reconheceu o talento e o iniciou no automobilismo ainda aos três anos de idade, quando Sebastian fez suas primeiras tentativas no kart. Aos sete, ele já corria regularmente, fazendo jus ao seu lema "sempre acelerar ao máximo", e chegou a conquistar sete títulos nas categorias de base. Vettel foi aceito na equipe júnior da Red Bull aos 12 anos de idade e mais tarde se transferiu para a Fórmula BMW, onde foi campeão na temporada de 2004, vencendo 18 corridas de um total de 20.

Em 2007, aos 19 anos, foi o piloto estreante mais jovem a marcar pontos em uma corrida de Fórmula 1. Ao vencer o Grande Prêmio de Monza, na Itália, em 2008, Vettel se tornou o vencedor mais novo da história da F1. Ele passou muito perto de conquistar o título já em 2009, mas problemas técnicos em sua Red Bull e algumas falhas dele mesmo o atrapalharam. No entanto, na temporada seguinte, aos 23 anos, Vettel se consagraria o campeão mais jovem da Fórmula 1 ao vencer a corrida de Abu Dhabi no dia 14 de novembro de 2010.

Nos anos seguintes, ele defendeu o título e agora em 2012 escreveu história ao se tornar tricampeão. Sua popularidade vem crescendo muito nos últimos anos. Em 2010, ele chegou a ser escolhido o Esportista do Ano na Alemanha.

Sebastian Vettel sagrou-se tricampeão aos 25 anos.

Na vida privada, Vettel é um grande torcedor do time de futebol Eintracht Frankfurt. Fã de esportes radicais, pratica snowboard, mountain bike, além de natação e ginástica. Sua banda preferida são os Beatles e é fã de Jim Carrey.

Vettel mora em uma propriedade rural na Suíça. Ao contrário de muitos de seus colegas de profissão, ele não tem empresário, e prefere cuidar pessoalmente dos seus negócios.

"Não imagino que alguém tenha conquistado tanto em tão pouco tempo, afirmou o consultor da Red Bull, Helmut Marko. "Vamos ver até onde ele pode chegar". As qualidades de Vettel ressaltadas por Marko são a disciplina, a crença na própria força, confiança na equipe e muito conhecimento a respeito de seu trabalho. Esses seriam, segundo o consultor, os fatores que levaram à ascensão do piloto.

Antes mesmo do início da temporada de 2012, o piloto alemão Sebastian Vettel já era considerado o grande favorito ao título. Durante o ano, o piloto da Red Bull acabou tendo um desempenho abaixo do esperado e suas chances de vencer o campeonato diminuíram significativamente.

Mas o alemão conseguiu uma recuperação espetacular nas últimas corridas e marcou seu nome na história ao conquistar seu terceiro título consecutivo da Fórmula 1. Vettel está agora entre os grandes da categoria, já que apenas dois outros conquistaram o tricampeonato em sequência: o argentino Juan Manuel Fangio chegou a vencer quatro temporadas seguidas, de 1954 a 1957, e Michael Schumacher levou os títulos de 2000 a 2004.

Tricampeão

A temporada de 2012 foi repleta de altos e baixos para Sebastian Vettel. "Para os fãs, foi a melhor temporada em muito tempo", disse o alemão, "mas, pessoalmente, eu não me importaria se tivesse sido um pouco mais monótona". Apenas nas últimas etapas o piloto conseguiu ter a mesma consistência da temporada anterior.



Segundo especialistas, a melhor corrida de Vettel esse ano foi em Abu Dhabi, no dia 4 de novembro. Após uma punição nos treinos classificatórios que o obrigou a largar em último, e ainda sofrer uma colisão durante a corrida, ele conseguiu a proeza de chegar na terceira colocação.

Esse desempenho extraordinário em Abu Dhabi foi precedido de quatro vitórias consecutivas. Sua recuperação na reta final da temporada foi espetacular, considerando que das 13 primeiras corridas do ano Vettel havia ganho apenas uma. Agora, em sua corrida de número 100 no Grande Prêmio dos EUA em Austin, ele garantiu a conquista do tricampeonato.

Emoção depois da corrida

O alemão Sebastian Vettel deixou a emoção transparecer em sua entrevista coletiva após o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em que conquistou o tricampeonato consecutivo da categoria, neste domingo. O piloto da Red Bull garantiu o título do Mundial após ficar em sexto lugar em uma prova caótica no Autódromo de Interlagos, encerrando a temporada com 281 pontos, apenas três a mais do que o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

Vettel compareceu à sala de entrevistas coletivas aproximadamente uma hora após receber a bandeira quadriculada, ainda vestindo o macacão que usou durante as 71 voltas em Interlagos. Antes de responder algumas perguntas, o tricampeão da F-1 tomou fôlego com respiradas longas. Durante as primeiras falas, parou para pensar, olhou para baixo e só então prosseguiu.

"Ainda estou cheio de adrenalina, foi uma corrida incrível. É difícil encontrar as palavras certas agora", afirmou Vettel, relembrando todos os problemas enfrentados neste domingo em Interlagos, prova em que caiu para a última posição na primeira volta após ser tocado por Bruno Senna.

Fã declarado do tio de Bruno Senna, Vettel disse que a conquista foi ainda mais especial por ter ocorrido na terra de seu ídolo, morto em um acidente no GP de San Marino de 1994.
"Em São Paulo, onde Senna nasceu...Vir aqui e vencer pela terceira vez. Não sei realmente o que dizer, só tenho que agradecer todo mundo no time", afirmou ainda em tom emotivo..

O dedo indicador apontado para cima é a marca registrada de Sebastian Vettel.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ford Comemora 5 milhões de veículos equipados com o Sync


  A Ford atingiu a venda de 5 milhões de veículos equipados com o SYNC, o revolucionário sistema de conectividade lançado há cinco anos em parceria com a Microsoft, que se tornou referência em tecnologia nessa área. No Brasil, este sistema está presente nos modelos EcoSport, New Fiesta, Fusion e Edge.

  Quando a parceria foi iniciada, em 2005, os times de engenharia da Ford e da Microsoft constataram que a tecnologia móvel estava se tornando um item cada vez mais importante na vida das pessoas, com o avanço dos celulares e dispositivos digitais. A rapidez com que essa tecnologia móvel cresceu levou a equipe de desenvolvimento a decidir que era preciso adotar uma nova abordagem.

  Os carros têm um tempo médio de uso de mais de 10 anos, mas para acompanhar os avanços da tecnologia as pessoas costumam trocar seus aparelhos eletrônicos a cada dois anos.
A equipe de desenvolvimento do SYNC criou uma arquitetura baseada na plataforma Windows Embedded Automotive que aproveita protocolos abertos, como USB e Bluetooth, para se conectar com praticamente qualquer dispositivo de mídia e comunicação. Essa decisão acabou sendo uma das mais visionárias que se poderia imaginar.

  Quando o SYNC foi anunciado em 7 de janeiro de 2007, na Feira Internacional CES, outras tecnologias também foram apresentadas, como o iPod. Dois dias depois, a Apple iniciou uma revolução na telefonia móvel, e o negócio de aplicativos, com o anúncio do primeiro iPhone. No final do mesmo ano, foi lançado o primeiro carro com SYNC, o Focus 2008, que permitia fazer chamadas no celular e tocar músicas do iPod por comando de voz, usando a tecnologia de reconhecimento de voz da Nuance.

  Hoje, existem smartphones com uma ampla gama de plataformas, como iOS, Android, Blackberry e Windows Phone, com memória e poder de processamento maior que os computadores pessoais daquela época, que ainda funcionam com o sistema SYNC original. Eles também podem operar com novos aplicativos, como o 911 Assist, de conexão com serviços de emergência, e o SYNC Services, rede de serviços em nuvem que oferece boletins de trânsito, informações comerciais, notícias e resultados esportivos.

  O sistema SYNC já é disponível, em diferentes versões, nos modelos Fusion, Edge, New Fiesta e EcoSport vendidos pela Ford no Brasil. Agora, ele começa a ser lançado também na Europa e na Ásia. A Ford e a Microsoft estão trabalhando constantemente, junto com a Nuance, para manter o sistema na liderança das tecnologias embarcadas de conectividade.

  Conectividade em nuvem, sensores embarcados e acesso a dados são componentes-chave para criar esse tipo de veículo. Outros avanços, como processamento de linguagem e aprendizado de máquina, podem ajudar o SYNC a oferecer uma interação mais natural entre o carro e o motorista e uma experiência de direção mais personalizada e conveniente.


"O carro é uma fonte rica de informações em tempo real que, combinado ao poder de processamento disponível na nuvem, pode se transformar no dispositivo mais inteligente que você já teve", completa Mascarenas.



E-mail CHAVEIROTECH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Novo Uno ganha Série Especial Itália


  A Fiat expande o conceito da Série Especial Itália, já lançado nos modelos Idea, Punto e Palio Weekend,  para o Novo Uno Vivace 4 portas, oferecendo ao consumidor um veículo completo a um preço muito competitivo, além de um visual ainda mais ousado.



  A Série Especial Itália do Novo Uno Vivace é composta por vários itens desejados pelo cliente, que valorizam o carro, o deixam ainda mais confortável e com um visual diferenciado e exclusivo. O carro será caracterizado pelas novas rodas de liga leve aro 14’’ com pintura exclusiva, faróis com máscara negra, lanterna fumê, spoiler na tampa traseira, maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, anéis estéticos no para-choque dianteiro e sigla Uno com tema Itália, mais badge Itália aplicado.




  Já o interior da Série Especial Itália tem moldura central do painel de instrumentos na cor preto brilhante, quadro de instrumentos com econômetro e conta-giros, novo tecido exclusivo com bordado Itália nos bancos dianteiros, painéis de porta revestidos parcialmente em tecido, volante bi-textura, detalhes internos na cor cinza, como os comandos do ar-condicionado, e outros itens internos que oferecem mais praticidade e conforto aos clientes.

 Entre os equipamentos, os passageiros contam com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, volante com regulagem de altura, pré-disposição para rádio, desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro, entre outros.

  Preços do Novo Uno Vivace Série Especial Itália: 
R$ 31.430 e R$ 32.180 (com pintura metálica).

Matéria de Roberto Costa




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...