Embreagem
O sistema de embreagem é composto de platô, disco e rolamento de embreagem ou atuador hidráulico. A embreagem tem a função de acoplar e desacoplar o motor do câmbio, permitindo a troca de marchas de forma suave, proporcionando arranque sem trepidações, além de amortecer as vibrações do motor e eliminar os ruídos.
Quando acionamos o pedal da embreagem, o mesmo desloca-se acionando a membrana do platô e separando-o do disco, assim o movimento do motor não é transmitido para o câmbio e por fim não transmitido às rodas, cessando assim a movimentação do veiculo. Ao desacionar o pedal da embreagem o disco volta a entrar em contato com o platô, assim o giro do motor é transferido para o disco que gira em conjunto transferindo para as rodas e colocando o veículo em movimento.
- Possibilitar a saída do veiculo suavemente;
- Transmitir torque quando em marcha;
- Interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de mudanças (caixa de câmbio) nas trocas de marcas e paradas;
- Proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas;
- Amortecer as vibrações de transmissão.
Prevenção
- Evite dirigir com o pé apoiado no pedal de embreagem, pois causa desgaste prematuro do conjunto;
- Evite trocas de marchas muito bruscas, pois danificam o disco, podendo ocasionar barulho e até impossibilitando a troca de marchas;
- Evite dirigir em altas velocidades com marchas baixas ou em baixas velocidades com marchas altas, pois sobrecarregarão o disco, podendo inutilizá-lo por completo.
Sinais de problemas
Patinação, trepidação, dificuldade de engate, pedal duro e barulho são alguns sintomas que podem indicar problemas com o sistema de embreagem. Não vamos esquecer que a embreagem não trabalha sozinha. Dessa forma, seu perfeito funcionamento depende dos outros componentes do sistema, como volante do motor, cabo de embreagem, garfo, entre outros.
Manutenção
Por se tratar de um item de desgaste natural, a durabilidade da embreagem varia conforme a solicitação do conjunto e condição de trabalho. Assim, a manutenção se resume à troca dos componentes avariados quando necessário.
Há muitos outros tipos de embreagens em seu carro
Elas são usadas para engatar e desengatar vários conjuntos de engrenagens planetárias;
Um compressor de ar-condicionado em um carro tem uma embreagem magnética. Isso permite que o compressor desligue mesmo quando o motor está girando.
Quando a corrente flui através de uma bobina magnética na embreagem, ela engata. Assim que a corrente pára, como quando se desliga o seu ar condicionado, ela desengata;
A maioria dos carros que possui um ventilador de radiador acionado pelo motor tem uma embreagem viscosa de controle termostático. Esta embreagem está posicionada no cubo do ventilador, na corrente de ar vinda através do radiador.
Quando o carro está frio, o fluido na embreagem permanece frio e o ventilador gira lentamente, permitindo que o motor rapidamente aqueça à sua temperatura de funcionamento apropriada.
Encontrado algumas vezes em carros com tração, muitos carros possuem diferenciais autobloqueantes ou acoplamentos viscosos, ambos utilizando as embreagens para ajudar a aumentar a tração.
Bom dia! Adorei a sua postagem, pois contem muitas informações que eu desconhecia, parabens!!!
ResponderExcluirObrigado Adelia. Fique a vontade para mandar sugestões sobre tópicos que gostaria de ler aqui em nosso blog.
ExcluirAté mais.
Atenciosamente
CHAVEIROTECH