Airpod - carro movido a ar


   Uma montadora indiana pretende lançar no mercado o Airpod. Com velocidade máxima de 70 km/h, o Airpod da Tata Motors é mais uma opção para quem pretende investir, num futuro próximo, em um carro que não emita poluentes.

   O AirPod é um veículo pequeno, com capacidade para apenas três passageiros. A MDI afirma que o AirPod tem uma autonomia de 180 km em circuito urbano, e com um tempo de abastecimento inferior a dois minutos para o tanque de 175 litros de ar. Mas apesar do AirPod poder atingir velocidades até 70 km o motor alimentado a ar tem uma potência de apenas 8 cavalos, o que sugere uma aceleração lenta.

   Devido aos poucos cavalos, o AirPod está desenhado de forma a ser bastante leve, tendo um peso total de apenas 220 quilogramas. Como o tanque de ar e o motor não ocupam muito espaço, quase toda a área do AirPod é dedicada ao habitáculo O veículo possui três rodas e o condutor usa um joystick para as controlar em vez do tradicional volante.


  
   Para reabastecer o automóvel, é preciso colocar ar pressurizado no tanque. De acordo com a Tata Motors, será necessário que o motorista se dirija a postos específicos para isso. Cada oficina investirá 30 mil francos em um grande compressor, o que permitirá abastecer em três minutos por 6 a 8 francos.

   Para Henri-Philippe Sambuc, encontrar 200 oficinas será “muito fácil”, é só se concentrar nas oficinas independentes.

  GASOLINA PARA AUMENTAR AUTONOMIA

   Para quem não quiser reabastecer a cada 150 a 200 km (autonomia prevista com um tanque de ar comprimido), a MDI já desenvolve um carro um pouco maior, que, utilizando um pouco de gasolina (2 litros por 100 km), pode comprimir o ar ambiente ao mesmo tempo em que roda.

   Mas não se trata de um motor a pistão e sim de uma simples câmara de combustão que aquece o ar usando gasolina, gás ou qualquer outro combustível que queima quase integralmente, enquanto um motor a explosão queima apenas um quinto.

   O sistema quase não produz óxido de azoto nem fumo, apenas um pouco de CO2, e promete uma autonomia de 800 km.



"Aos longos dos anos Veículos Elétricos tiveram sua tecnologia escondida pelas grandes construtoras e monopólios petrolíferos, será que o AIRPOD terá esse mesmo destino, ou podemos chamá-lo de automóvel do futuro?"



fonte: portal-energia.com

E-mail CHAVEIROTECH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Opa cara que bacana esse carro heim, pensa na economia que teríamos e o principalmente, o meio ambiente agradece, mas com certeza os TODOS PODEROSOS não deixarão chegar até nós....infelizmente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei muito bacana. Também acho pouco provável que ele chegue até nós, mas quem sabe... vamos esperar!

      Excluir
  2. Muito legal esse carro, além de ser econômico, ele preserva um pouco o meio ambiente. Será que esse carro um dia chegará aqui no Brasil? E se chegar será que terá um preço acessível? Vamos aguardar, não é mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Adelia conhecendo o nosso País acho difícil, mas sendo otimista, espero sim que ele chegue até nós. Vamos sim aguardar!!

      Excluir