História da Ferrari

  Ferrari é um fabricante italiano de carros de corrida e de esportivos de alto desempenho fundado por Enzo Ferrari em 1929. No início, a Scuderia Ferrari patrocinou pilotos e carros de corrida fabricados; a empresa começou sua produção independente em 1946, mais tarde se tornando Ferrari S.p.A., e desde 1969, quando foi vendida, faz parte do grupo Fiat. A empresa está sediada em Maranello, próximo à Modena, Itália.
 
  O famoso símbolo da Ferrari é um cavalo negro empinado num fundo amarelo, sempre com as letras S F de Scuderia Ferrari. O cavalo era originalmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, um lendário "asso" (ás) da força aérea italiana durante a I Guerra Mundial, que o pintou na lateral de seus aviões. Baracca morreu muito jovem em 19 de Junho de 1918, abatido após 34 duelos vitoriosos e muitas vitórias em grupo, tornando-se assim um herói nacional.

  Uma das imagens de marca da Ferrari é a sua cor “rosso corsa” (vermelho de corrida). A utilização dessa cor teve início nos anos 20, altura em que a entidade que viria a ser chamada de FIA, impunha que as marcas italianas teriam de apresentar cor vermelha, as francesas azul, as alemãs brancas e as inglesas verdes.

  Em 1929, criou a Scuderia Ferrari, a primeira equipe de corrida de automóvel independente das fábricas automotivas, mas com vínculo administrativo com a Alfa Romeo. No primeiro ano, a Ferrari venceu sete corridas, quatro em Cortese, duas em Nuvolari e uma em Sommer, num total de quatorze provas disputadas.

  Em 1939, Enzo Ferrari abandona a Alfa Romeo. Durante a segunda guerra, fabrica veículos e equipamentos para a agricultura, mas sem prensar o seu nome em seus veículos, em respeito à contratos ainda vigentes com a Alfa Romeo. Em 1946, constrói o carro Ferrari 125 S, sob sua própria marca.

  Enzo Ferrari sempre teve o projeto de fabricar vários tipos de carros para cada tipo de situação específica ; em 1948, cria o monoposto de GP, com o motor 125 F1 ( 1500 cc). O modelo disputou a corrida da Itália naquele mesmo ano, conquistando o terceiro lugar.

 Desde então, a equipe já conquistou mais de cinco mil vitórias, participando da Fórmula1, do World Sportcar Championship e promove na Europa, EUA e América Latina o campeonato Ferrari Challenger, com carros Ferrari 355.

  Em 1969, partes das ações da empresa Ferrari foram adquiridas pela Fiat. Neste mesmo ano a Ferrari começou a circular no Brasil, sua importação foi proibida entre os anos de 1974 e 1990, a importação voltou a ocorrer a partir de 1993 e se fortaleceu a partir de 1996.

  Para comemorar os 40 anos da marca, a empresa decidiu construir o mais rápido carro do mundo, produzido em série para prazer da sua clientela, aquilo que os italianos apelidaram “um automóvel de corrida para estrada”. A [BP]Ferrari F-40[/BP] foi apresentada em 21 de Junho de 1987 na fábrica de Maranello. A [BP]F355[/BP] foi lançada na versão cupê em 1994 para substituir a 348. Essa Ferrari tem motor entre-eixos e a sua carroceria é toda confeccionada em alumínio e aço. Atualmente a F355 é oferecida em três modelos: [BP]Berlinetta[/BP], [BP]GTS[/BP] ou [BP]Spider[/BP]. A [BP]F-50[/BP] foi lançada em 1996 para comemorar os 50 anos de vida da marca, sua carroceria é confeccionada em fibra de carbono e kevlar, para que o carro fique mais leve e resistente, podendo chegar a 325 km/h. Sua produção tem tiragem limitada.


Curiosidade
• A marca vende em média apenas 4 mil unidades anualmente.


  A projeção que vemos aqui acima é da revista francesa Auto Plus.Ela saiu na última edição da publicação, e propõe que o nome será mesmo F450, já que o motor do esportivo será aumentado de 4.3 para 4.5 litros.Vemos que essa idéia de como a F450 será tem traços modernos, com detalhes côncavos nas laterais.O motor 4.5 desse novo super carro deverá ter mais de 500 cavalos, já que o motor atual da F430 chega a 490 cavalos. Além desse aumento de potência, várias idéias para redução de peso serão aplicadas na F450, deixando seu peso total entre 1.000 e 1.200 quilos.


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