10. MINI Cooper
Este micro carro surgiu com a crise do petróleo na
Inglaterra, pois tinha baixo consumo de combustível, e acabou virando febre.
Nascido em 1959 como MINI Morris e Austin Seven, o carrinho ficou em linha por
40 anos e foi completamente renovado em 2001, já nas mãos da BMW. O modelo é
vendido até hoje e possui uma legião de fãs pelo mundo.
9. Dodge Viper
Ele chegou bem mais tarde do que os rivais Ford Mustang e
Chevrolet Corvette, mas fez barulho em 1989 quando ainda era um conceito do
Salão de Detroit com motor V10. Três anos depois, o carro estava no mercado e
se tornou ícone do esportivo norte americano. Saiu de linha neste ano, quando a
Chrysler foi vendida para a Fiat, mas ainda há a esperança de uma nova geração.
8. Chevrolet Corvette
O Corvette não foi feito para combater um rival específico,
mas para salvar a própria GM que, em 1950, havia perdido a liderança do mercado
norte americano. Aproveitando o sucesso dos esportivos europeus, o Chevrolet
foi lançado em 1953. Hoje, está na sexta geração e é feito em uma fábrica
exclusiva nos Estados Unidos.
Destes três esportivos norte americanos citados na
seqüência, o Ford Mustang talvez seja o mais emblemático. Apareceu para
combater o Corvette, até então único esportivo feito nos Estados Unidos. A
idéia era fazer um modelo pequeno e barato. Hoje, muito cultuado,
principalmente nos Estados Unidos, o Mustang segue sendo vendido com um desenho
que lembra suas primeiras versões dos anos 60.
Em 1955, o Citroën DS já trazia um visual futurista e
inovava pela suspensão hidropneumática. Além de o motorista poder escolher
entre três regulagens da suspensão, a altura do carro era controlada
automaticamente, independentemente do peso e do número de pessoas a bordo. O
carro também tinha volante de apenas um raio e embreagem automática em algumas
versões.
5. Ferrari F40
Em homenagem aos 40 anos da Ferrari em 1990, o esportivo
nasceu para ter apenas 400 unidades produzidas, mas a conta passou dos 1.000
modelos. O motor era um V8 de 3,0 litros bi turbo com 478 cv de potência. Ele
levava o mito a 100 km/h
em 3,8 segundos e chegava a 324
km/h.
4. Mercedes-Benz 300SL “Gullwing”
O Asa-de-Gaivota é tão icônico que serviu de inspiração para
o projeto do mais recente superesportivo da Mercedes-Benz, o SLS AMG. O
Gullwing original nasceu em 1951 como um carro de competição. Fez tanto sucesso
que acabou indo para as lojas. Um dos motivos disso foi justamente a origem do
apelido, já que as portas abriam para cima por causa do chassi, que impedia que
elas se abrissem para as laterais.
Falou em Porsche, falou em 911. O esportivo surgiu em 1963
depois de um mal-entendido com a Peugeot. Era para se chamar 901, mas o
algarismo com o zero no meio já estava registrado pela fabricante francesa,
fazendo então com que a alemã rebatizasse seu veículo. Mantendo sua identidade
visual e algumas características, o Porsche veio se renovando ao longo dos
tempos e hoje é um dos esportivos mais desejados do mundo.
Não é a primeira vez que o simpático Fusca aparece em um Top 10 do iCarros. O
besouro é tão emblemático que cabe em muitas listas e, claro, nesta daqui
também. O Volkswagen nasceu nas mãos da Porsche, criado para ser um carro
popular durante a II Guerra Mundial. O conceito deu certo e o modelo
revolucionou a indústria de carros baratos. Em todo o mundo, já foi tema de
músicas e até protagonista de filmes em Hollywood.
O Ford T já tem mais de 100 anos e foi o pioneiro da
montagem em série na indústria automotiva. O fundador e então presidente da
Ford, Henry Ford, criou a linha de montagem em 1909 para agilizar e baratear o
processo de fabricação de automóveis. Para ajudar na padronização, a escolha de
cor não era muito diversificada. “O cliente pode ter o carro da cor que quiser,
contanto que seja preto”, costumava brincar Ford.
Fonte: MSN iCarros
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