Vamos elencar a lista das rodovias em pior situação no
território brasileiro, publicada no Guia Rodoviário 2011/2012.
Antes, é preciso salientar alguns pontos:
1 – Somente as estradas pavimentadas figuram nessa lista. O trecho paraense
da Cuiabá-Santarém, a Transamazônica, a Cunha-Paraty e outras estradas de terra
estão fora do ranking.
2 – Levamos em consideração apenas os principais troncos rodoviários, com
maior relevância regional/nacional.
3 – Investimentos foram feitos em muitas estradas. Há muito eu não via
tantas rodovias em obras. Pavimentos e sinalizações sendo
refeitos, nada de reles tapas-buracos. Se continuarão em bom estado de
conservação, só o tempo dirá. Acredito que pelo menos até 2014 as rodovias
estarão nos trinques. Nosso desejo, assim como de todos os viajantes, é não
existir mais esse malfadado ranking.
Segue-se a lista:-
Segue-se a lista:-
1ª) BR-235 – Remanso à divisa BA/PI – BA
A BR-235 é uma rodovia transversal brasileira que liga Aracaju, em Sergipe, ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso em Novo Progresso, no Pará. É uma das rodovias mais complicadas do Brasil, pois não há asfalto na maior parte da rodovia e ainda há muitos trechos inexistentes. Ao longo do seu percurso, atravessa os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins, além do Pará. No Maranhão ainda não há nenhum trecho construído da rodovia, enquanto que no Pará o único trecho existente é o pequeno trecho de 21 km entre a travessia do rio Araguaia (via balsa) e a cidade de Santa Maria das Barreiras.
A BR-235 é uma rodovia transversal brasileira que liga Aracaju, em Sergipe, ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso em Novo Progresso, no Pará. É uma das rodovias mais complicadas do Brasil, pois não há asfalto na maior parte da rodovia e ainda há muitos trechos inexistentes. Ao longo do seu percurso, atravessa os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins, além do Pará. No Maranhão ainda não há nenhum trecho construído da rodovia, enquanto que no Pará o único trecho existente é o pequeno trecho de 21 km entre a travessia do rio Araguaia (via balsa) e a cidade de Santa Maria das Barreiras.
2ª) PA-150 – Eldorado dos Carajás a Rio Maria – PA
A PA-150 ou Rodovia Paulo Fontelles é uma rodovia estadual do Pará, que liga o nordeste paraense ao sudeste do estado.A rodovia possui 432 Km de extensão, com 51 pontes e foi construída para facilitar o escoamento da produção do sul, sudeste e nordeste do Pará, através do porto de Vila do Conde, integrando todos os municípios por onde passa e adjacências.
A rodovia homenageia Paulo Fontelles de Lima, conhecido como o advogado-do-mato, foi ligado a grupos políticos comunistas clandestinos. Tornou-se o advogado dos camponeses durante a ditadura brasileira e deputado estadual pautando o problema da terra no sul do Pará. Sempre esteve nas listas de "marcados para morrer", no Pará, tendo seu assassinato efetivado na Fazenda Bamerindus por pistoleiros mandados pela UDR.
3ª) BR-116 – Iço à divisa CE/PE – CE
A BR-116 é a principal rodovia brasileira, sendo também a maior rodovia totalmente pavimentada do país. É uma rodovia longitudinal que tem início na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará e término na cidade de Jaguarão, no estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.A extensão total da rodovia é de aproximadamente 4,385 quilômetros, passando por dez estados
4ª) PI-140 – Itaueira a Dirceu Arcoverde – PI
PI-140 é uma rodovia brasileira do estado do Piauí. Ela liga o município de Floriano à divisa com a Bahia, passando pelos municípios de Itaueira, Canto do Buriti, Tamboril do Piauí, São Raimundo Nonato, São Lourenço do Piauí e Dirceu Arcoverde.A BR-497 é uma rodovia de ligação entre Uberlândia e Iturama, na Microrregião de Frutal(Triângulo Mineiro). Passa pelas seguintes cidades: Uberlândia, Prata, Campina Verde e Iturama. Ela também tem um trecho em Mato Grosso do Sul, em sua divisa com MG, na cidade de Paranaíba.
A BA-160, liga Paratinga a Ibotirama
7ª) BR-364 – Cacoal a Ji-Paraná – RO
A Rodovia BR-364 é uma importante rodovia diagonal do Brasil que se inicia em Limeira-SP, no km 153 da SP-330 adentrando pela SP-310 até o km 292, onde entra na SP-326 indo até a divisa com Minas Gerais, depois passa por Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre acabando em Rodrigues Alves, no extremo-oeste deste estado sendo assim uma rodovia de fundamental importância para o escoamento da produção de toda a região Norte e Centro Oeste do País.
A Rodovia BR-364 é uma importante rodovia diagonal do Brasil que se inicia em Limeira-SP, no km 153 da SP-330 adentrando pela SP-310 até o km 292, onde entra na SP-326 indo até a divisa com Minas Gerais, depois passa por Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre acabando em Rodrigues Alves, no extremo-oeste deste estado sendo assim uma rodovia de fundamental importância para o escoamento da produção de toda a região Norte e Centro Oeste do País.
8ª) BR-222 – Santa Luzia a Bom Jesus das Selvas – MA
A BR-222 é uma rodovia federal que estende-se atualmente de Fortaleza, capital do Ceará à cidade de Marabá, no Pará, interligando, além de Ceará e Pará, os estados de Piauí e Maranhão.
Em seu percusso atual irá integrar, depois de concluída a federalização
da Estrada do Rio Preto na área municipal de Marabá, regiões
mineradoras ao território nacional Sua extensão atual é de 1811,6 Km.A BA-093 é uma rodovia estadual que liga Simões Filho (Bahia), a partir do entroncamento com a BR-324, ao município de Entre Rios (Bahia), no entroncamento com a rodovia BR-101. Serve como principal via de acesso das cidades de Simões Filho, Camaçarí, Dias D'Ávila, Mata de São João, Araças e Entre Rios. Foi reformado o trecho entre Dias D'Ávila e Pojuca em 2007.
10ª) MT-407 – Anel Viário de Cuiabá – MT
Campim Grosso a São José do Jacuípe - Bahia
Campim Grosso a São José do Jacuípe - Bahia
Fonte: viajamos.com.br
Wikipédia, a enciclopédia livre.
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