Um dos carros mais vendidos da história da indústria automobilística.
O Fusca, o Volkswagen (carro do povo, em alemão) é o modelo
de carro mais popular de todos os tempos. Foi projetado por Ferdinand Porsche e
imediatamente aprovado por Adolf Hitler, que utilizou variações do modelo para
fins militares, inclusive durante a II Guerra Mundial.
O Fusca é chamado em inglês de beetle ou besouro, tanto que
a nova geração é conhecida como New Beetle. Em Portugal, o Beetle foi apelidado
de "Carocha".
O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1949, obedecendo, com poucas
modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha vinte anos
antes.
A partir de 1950, o Fusca começou a ser vendido no Brasil. Chegando pelo
porto de Santos, as trinta primeiras unidades foram logo vendidas (a família Matarazzo
foi uma das primeiras a comprar). O carro vinha desmontado da Alemanha (ou em
kits "CKD", "Completely Knocked Down"), e curiosamente não
era montado pela Volkswagen, que ainda não havia se instalado no Brasil. A
empresa responsável pela montagem era a Brasmotor (mesmo grupo dono da Brastemp,
por exemplo). O modelo importado era o conhecido "Split Window", com
vidro traseiro dividido em dois, modelo Export (havia o Standard, mais simples,
nunca trazido para o Brasil).
Em 1953 o Fusca deixou de ser montado pela Brasmotor e a Volkswagen
assumiu a montagem do carro no Brasil, com peças vindas da Alemanha. O modelo
produzido já era o que tinha janela traseira única, oval. Em 1959 o Fusca
passou a ser oficialmente produzido no país, embora parte das suas peças ainda
fosse importada. A janela traseira aumentou de tamanho e passou a ser
retangular neste modelo.
Em 1963 ganhou novo descanso de braço, lavador de
para-brisas pneumático e janelas traseiras basculantes, além de amortecedor de
direção.
Em 1973 foi abandonado o modelo de farol de perfil abaulado,
sendo adotado o farol de perfil reto, que durou até o fim da linha. As fendas
de ventilação do capô traseiro deixaram de ser cinco de cada lado, e passaram a
ser dois grupos com oito e seis fendas de cada lado do capô.
Em 1981 foi lançado o Fusca 1300 com motor a álcool.
Em 1983,
a empresa resolveu rebatizar o modelo no Brasil,
adotando finalmente o nome que se tornara popular, Fusca. Até então o automóvel
era oficialmente denominado "VW Sedan" nos registros dos Detrans. A
lanterna modelo Fafá passou a ser padrão para este modelo único, fabricado
somente com o motor 1300.
Em 1986 a Volkswagen desistiu de fabricá-lo
alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos doze
carros mais vendidos daquela época. Um dos motivos era a necessidade de abrir
espaço em linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo para o Santana
e para o VW Fox, a ser exportado para os EUA
Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco a empresa voltou a
fabricar o modelo. Itamar queria a fabricação de carros populares e sugeriu que
o Brasil precisava de um carro como o Fusca.
Em 1994 a
Volkswagen realizou um estudo de design em sua filial americana. O estudo se
propunha a atualizar o Fusca com tecnologias e tendências modernas. O resultado
foi um protótipo chamado "Concept 1", baseado na plataforma do VW
Polo com um motor Diesel híbrido. Apresentado no salão de Detroit, o conceito
fez tanto sucesso que a Volkswagen decidiu produzi-lo em série quatro anos
depois, em 1998.
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