Conheça os carros mais marcantes da história do cinema.
Eles são modelos únicos. Alguns possuem gadgets
especiais e outros, funções não encontradas nas linhas de montagem das
fábricas. Além de lindos e perfeitamente bem acabados, eles também têm
personalidade própria. Tanto que muitas vezes resistem a ordens dos
próprios donos. Mas não é só a originalidade que eles têm em comum: todos
são estrelas de cinema. Conheça alguns dos carros que saíram da posição
de coadjuvantes para dividir a atenção nas telonas.
Os atributos dos automóveis com que cruzamos todos os dias são
deixados de lado para dar espaço à imaginação cinematográfica. Muito
antes de John Travolta, na pele de Danny Zuko em “Grease - Nos Tempos da Brilhantina” (1978), juntar amigos mecânicos e fazer a customização de um Ford-Mercury ao som de ‘Greased Lightnin’, as máquinas já tinham destaque na ficção hollywoodiana.
Só o agente secreto mais famoso do mundo, James Bond,
guiou até hoje 86 máquinas, numa franquia que já soma 22 filmes. E elas
são responsáveis por dar ainda mais fama ao mítico personagem. Das mais
potentes às mais inacreditáveis, o espião 007, que já
foi interpretado por seis atores, sempre se destacou por suas chegadas
espetaculares, que costumam ultrapassar o impossível.
Da vasta e estrelada garagem destacam-se dois modelos. O primeiro deles é o Aston Martin DB5, guiado por Sean Connery nos filmes “007 contra Golfinger” (1964) e “007 contra a ameaça atômica”
(1965). Este modelo inglês foi o primeiro do espião a conter
metralhadoras escondidas atrás das lanternas dianteiras, escudo à prova
de balas, placas que trocam sozinhas, assento ejetável, cortina de
fumaça, espalhadores de óleo na pista e todos os gadgets para
transformar o carro em uma arma letal contra os inimigos. Já em “007 - O espião que me amava” (1977), Roger Moore dirigiu o seu Lotus Espirit branco pelo fundo do mar! O carro submarino surpreendeu os inimigos e provou mais ainda a imprevisibilidade de Bond.
Mas nada comparado aos botões do volante do Mach 5 de Speed Racer (2008),
que ativam, entre outras funções incríveis, a troca de pneu em
movimento conforme as condições do ambiente por onde trafega.
E o Batmóvel? O carro do playboy-milionário-super-herói Bruce Wayne sempre ostentou suas cifras bancárias e o espírito justiceiro do homem morcego. Depois do modelo adaptado do Lincoln Futura 1955 utilizado na série de TV, consagrou-se o Batmóvel do longa “Batman” (1989) e “Batman, o retorno” (1992). Desde “Batman Begins”, o Batmóvel é um veículo baseado em um protótipo militar.
Mas nenhuma máquina atravessou o tempo com mais estilo do que o DeLorean 1981 que estrelou a série “De Volta para o Futuro” (1985, 1988 e 1989), ao lado de Michael J. Fox e Christopher Lloyd.
O modelo idealizado por John DeLorean e design do italiano Giorgetto
Giugiaro foi feito em aço inoxidável e portas asa-de-gaivota, mas o seu
diferencial ficava mesmo na traseira: o capacitor de fluxo que permitiu
as viagens de Marty McFly pelo tempo. Durante as
filmagens, seis modelos do carro foram utilizados, sendo um totalmente
destruído após a rodagem da cena final do terceiro longa.
Não basta ser equipado com tecnologias de última geração. Os filmes
deram aos carros também personalidades próprias. Diferentemente de “O Carro Desgovernado” (1997),
no qual o automóvel não consegue frear em função de uma falha mecânica,
muitos já desobedecem seus condutores. E nem sempre são simpáticos. O
mais famoso deles é Cristine, um Plymouth Fury 1958, protagonista de “Cristine, O Carro Assassino”
(1983), que desenvolve um ciúme doentio por seu proprietário, Arnie
Cunningham (Keith Gordon), e mata todos os seus desafetos. Doze
exemplares do carro foram destruídos durante as filmagens, o que é
considerado uma tragédia para o antigomodelismo, dado o baixo número de
similares no mercado.
Quem não se lembra de “Se meu Fusca falasse”? O modelo VW 1963 Ragtop Sedan, mais conhecido como Fusca,
era o principal aliado do piloto Jim Douglas (Dean Jones) para vencer
as principais corridas pelo mundo. Seu motor, na verdade, nasceu da
modificação do motor de um Porsche 356, que fazia com que Herbie ganhasse sozinho as disputas para agraciar seu condutor. Hoje em dia, a simpatia fica por conta do Relâmpago McQueen da franquia de animação “Carros” (2006 e 2011), que dispensa motoristas e tem desafios próprios para vencer.
E ainda tem espaço para os cacarecos! Quem não se lembra da geringonça que guiava aquela atrapalhada trupe dos “Caça-Fantasmas” (1984)? O
Cadillac Limousine Station Wagon era um desses negócios da China, fácil
de ser encontrado em cada esquina. Comprado por uma ninharia, o
Ectomobile ou Ecto 1, como era chamado, tinha diversos problemas quando Ray Stantz (Dan Aykroyd)
resolveu comprá-lo.
Mas, depois de adaptado, o peculiar veículo
vermelho e branco conseguia chegar a incríveis 155 km/h para encontrar
fantasmas com artifícios como os aceleradores de prótons. Para encerrar,
na vanguarda da indústria automobilística, não dá para ignorar o carro
de Fred Flintstone, que alcança vertiginosos 20 Km/h… Descendo a ladeira, obviamente!
Qual o carro de cinema que você é fã? Conta pra gente!
Texto:
blog.bolsademulher.com
Fotos:
google imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário