Ao contrário do que possa parecer, manter o automóvel em boa forma é simples e, o
melhor, vantajoso! Basta ter o manual em mãos e um olhar minucioso.
Além de evitar inúmeros perrengues, o automóvel em dia também é sinônimo de economia.
“À medida que o motorista entende que a manutenção preventiva custa, em
média, 30% a menos do que a corretiva, além de garantir a segurança do
veículo e reduzir a emissão de poluentes, ele passa a cuidar melhor do
carro, fazendo revisões periódicas em uma oficina de confiança”,
acredita Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA, Grupo de Manutenção
Automotiva, que reúne empresas do setor de reposição de autopeças.
Comece por listar o que você precisará conferir. São quatro as partes essenciais para se fazer uma manutenção satisfatória: motor, pneus, amortecedores e freios. Em seguida, pegue o manual do seu carro, que deverá conter todas as especificações de uso e reparação. Veja, agora, como checar cada uma das partes.
Motor
Neste caso, o importante é estar atento à lubrificação. O nível de óleo do motor e o nível de água do radiador
são fundamentais para evitar que você fique parado no acostamento. Para
checar o nível de água, existe um recipiente próprio com uma marcação
de mínimo e máximo. Se a altura da água estiver entre eles, está ok.
Caso contrário, a água deve ser completada. “Atenção: só completar a
água com o motor ainda frio”, alerta Charles Diniz, professor do curso
de manutenção automotiva do Instituto Federal Minas Gerais.
O mesmo procedimento deve ser realizado na medição do óleo. Sabe
aquela vareta que todo frentista adora medir? Pegue-a, com o motor ainda
frio, e observe as duas marcações de mínimo e máximo. “O correto é
quando o nível está entre elas. Se não, complete o óleo”, ensina. Faça
isso, no mínimo, a cada 30 dias. A troca total do óleo do motor deve
obedecer às instruções presentes no manual do carro.
Pneus
Se você sentiu que o seu carro está mais pesado ao volante, saiba que não está em dia com a manutenção preventiva. Verificar a pressão dos pneus é uma tarefa a ser feita a cada 15 dias,
incluindo o estepe. “Observe o desgaste dos pneus através dos
indicadores TWI no fundo dos sulcos. Caso detecte que está irregular,
procure um centro automotivo para verificar o sistema de suspensão, ou
seja, alinhamento, balanceamento e amortecedores”, recomenda Gerson
Burin, responsável técnico do Centro de Experimentação e Segurança
Viária, CESVI Brasil.
Freios
Deve ser verificado, pelo menos, semanalmente o nível de óleo dos freios. Isso é feito observando-se uma marcação que existe no recipiente do óleo localizado no motor. Checar também o desgaste das pastilhas.
“Essa checagem só mesmo no seu mecânico”, ressalta Charles. “É difícil
estimar uma quilometragem padrão para a troca destes itens, pois seus
desgastes dependerão muito de fatores externos, como a topografia, as
condições dos locais onde costuma rodar o veículo e a forma de
conduzi-lo”, enumera Gerson.
Amortecedores
Caso você identifique algum vazamento de óleo no seu carro,
faça o teste para descobrir se não é um problema no amortecedor. “Se o
veículo balança demais após passar por uma ondulação, indica que já é
hora de o amortecedor ser substituído”, explica o consultor técnico do
CESVI Brasil.
Testes simples e rápidos
O ideal é sempre dar uma atenção especial ao seu carro pouco antes de
sair de casa. Gerson dá a dica: “Observe o piso de sua garagem para
identificar se existe vazamento de algum dos fluidos, tanto de freio
quanto de óleo e água”. Aquela olhadinha para ver se os pneus estão
carecas ou com desgaste irregular também faz a diferença. Além da
sensação de tranquilidade de estar em dia com as obrigações, a manutenção também previne acidentes.
“Se os pneus estiverem gastos, quando ocorrer uma frenagem, a distância
necessária para o carro parar completamente será muito maior”, frisa o
professor.
Esses são testes simples e rápidos que ainda têm um efeito positivo
no bolso. “Sem essas medidas de precaução, a extensão das avarias pode
comprometer outros componentes do sistema veicular, tornando a
manutenção corretiva muito mais cara”, diz Gerson Burin. Trocar itens
como filtros de ar, de combustível e velas de ignição dentro do tempo de
validade sugerido irá contribuir para que você tenha um carro mais
econômico. Regular catalisador e sistema de escape, calibrar pneus e
alinhar a suspensão também aliviam o orçamento. “Um pneu com calibragem incorreta pode aumentar substancialmente o consumo de combustível”, acrescenta Charles.
Agora que você já se inteirou do assunto, é hora de colocar as mãos à obra.
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