"No meio do
temporal percebemos que era necessário trocar a palheta do pára-brisa, quem já passou por tal situação, sabe que não é nada agradável"
As más condições do limpador podem causar riscos e até mesmo a
perda do pára-brisa ou vigia traseiro, por isso a importância de trocá-los
regularmente. Manter bem conservadas as
palhetas do limpador de pára-brisa é fundamental para sua segurança.Esse
material requer cuidados especiais de conservação, pois além do desgaste
natural, fatores como chuva e calor excessivo podem diminuir a vida útil das
palhetas do limpador.
Como funcionam?
As
palhetas dos limpadores de pára-brisa funcionam como uma espécie de rodo. As
hastes arrastam uma fina tira de borracha pelo pára-brisa a fim de retirar a
água.
Quando a palheta é nova, a borracha está limpa e não há nenhum
corte ou furo, o sistema retira a água sem deixar marcas no pára-brisa.
Quando trocá-las?
As palhetas são danificadas pela constante exposição às mudanças
de temperatura, sol e chuva, além das substâncias corrosivas presentes no
ambiente. Dessa maneira, devem ser substituídas regularmente para oferecer boa
visibilidade e, conseqüentemente, segurança ao motorista.
Recomenda-se a substituição das palhetas pelo menos uma vez por
ano ou ao serem observadas as seguintes condições: no pára-brisa, formação de
faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza; e
nas palhetas, lâmina quebradiça, torta ou rasgada. Ao substituir as palhetas é
importante verificar a condição do motor do limpador, verificar se o
esguichador está desobstruído e corretamente posicionado e ainda conferir as
condições do braço limpador.
Algumas dicas:-
Ao instalar novo jogo de palhetas, limpe o vidro da seguinte
maneira: - Use solução de água com um pouco de álcool para limpeza do
vidro. Aplique com um pano limpo. Esse
procedimento ajudará na retirada das impurezas acumuladas no vidro.
Para limpeza das borrachas (se necessário), use um pano umedecido
com água limpa para retirar possíveis impurezas. Cuidado para não danificar os
braços do limpador durante o processo.
Ainda para a limpeza do material, o especialista aconselha
utilizar somente aditivos próprios, do tipo “limpa pára-brisas”, que inibem a
presença de contaminantes na borracha, e evitar o uso de detergentes comuns,
que podem corroer e ressecar o material. Outra dica é usar o injetor de água,
quando o pára-brisa estiver seco e estacionar o veículo à sombra.
Se houver formação de gelo ou neve nessas hastes, a distribuição
da pressão se torna irregular, formando listras no pára-brisa. Alguns
fabricantes de limpadores produzem uma palheta especial para o inverno com uma
proteção de borracha que cobre a haste, afastando o gelo e a neve.
- As palhetas do pára-brisa – não podem
estar ressecadas;
- A água do esguicho – deve ter líquido
desengordurante.
Bom dia!!! Adorei sua postagem, estou aprendendo a manter meu carro em ordem com suas dicas. Obrigada!!
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirMuito bom, vou ter que copiar para meu blog, posso?
ResponderExcluirBoa tarde amigo, que bom que gostou, claro que pode, só vou pedir para que junto ao post você coloque o link do meu blog junto.
ExcluirAtenciosamente,
CHAVEIROTECH