Manutenção Preventiva - Palhetas Automotivas


"No meio do temporal percebemos que era necessário trocar a palheta do pára-brisa, quem já passou por tal situação, sabe que não é nada agradável"



 As más condições do limpador podem causar riscos e até mesmo a perda do pára-brisa ou vigia traseiro, por isso a importância de trocá-los regularmente. Manter bem conservadas as palhetas do limpador de pára-brisa é fundamental para sua segurança.Esse material requer cuidados especiais de conservação, pois além do desgaste natural, fatores como chuva e calor excessivo podem diminuir a vida útil das palhetas do limpador.

Como funcionam?



  As palhetas dos limpadores de pára-brisa funcionam como uma espécie de rodo. As hastes arrastam uma fina tira de borracha pelo pára-brisa a fim de retirar a água.
Quando a palheta é nova, a borracha está limpa e não há nenhum corte ou furo, o sistema retira a água sem deixar marcas no pára-brisa.




Quando trocá-las?

 As palhetas são danificadas pela constante exposição às mudanças de temperatura, sol e chuva, além das substâncias corrosivas presentes no ambiente. Dessa maneira, devem ser substituídas regularmente para oferecer boa visibilidade e, conseqüentemente, segurança ao motorista. 

 Recomenda-se a substituição das palhetas pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições: no pára-brisa, formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza; e nas palhetas, lâmina quebradiça, torta ou rasgada. Ao substituir as palhetas é importante verificar a condição do motor do limpador, verificar se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado e ainda conferir as condições do braço limpador.

Algumas dicas:-

 Ao instalar novo jogo de palhetas, limpe o vidro da seguinte maneira: - Use solução de água com um pouco de álcool para limpeza do vidro. Aplique com um pano limpo. Esse procedimento ajudará na retirada das impurezas acumuladas no vidro.

 Para limpeza das borrachas (se necessário), use um pano umedecido com água limpa para retirar possíveis impurezas. Cuidado para não danificar os braços do limpador durante o processo.

 Ainda para a limpeza do material, o especialista aconselha utilizar somente aditivos próprios, do tipo “limpa pára-brisas”, que inibem a presença de contaminantes na borracha, e evitar o uso de detergentes comuns, que podem corroer e ressecar o material. Outra dica é usar o injetor de água, quando o pára-brisa estiver seco e estacionar o veículo à sombra.

 Se houver formação de gelo ou neve nessas hastes, a distribuição da pressão se torna irregular, formando listras no pára-brisa. Alguns fabricantes de limpadores produzem uma palheta especial para o inverno com uma proteção de borracha que cobre a haste, afastando o gelo e a neve.


  • As palhetas do pára-brisa – não podem estar ressecadas;
  • A água do esguicho – deve ter líquido desengordurante.




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4 comentários:

  1. Bom dia!!! Adorei sua postagem, estou aprendendo a manter meu carro em ordem com suas dicas. Obrigada!!

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  2. Muito bom, vou ter que copiar para meu blog, posso?

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    1. Boa tarde amigo, que bom que gostou, claro que pode, só vou pedir para que junto ao post você coloque o link do meu blog junto.

      Atenciosamente,
      CHAVEIROTECH

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