RETÍFICA DE MOTORES


O que é retífica de motores?

   Retífica indica a operação de reconstrução de um motor que, devido a problemas de lubrificação, superaquecimento ou desgaste excessivo necessita de reparação para que volte as características originais, com o mesmo torque, potência e consumo de um motor novo.
   O processo de retificação de um motor é uma operação de máquinas operatrizes de alta precisão especificas com o objetivo de eliminar as folgas, empenamentos e os desgastes das peças, a fim de retornarem suas formas originais. (veja etapas de serviços).
   Após as peças desgastadas sofrerem todas as etapas de retificação, é necessário a substituição dos componentes internos do motor, tais como: bronzinas, buchas, pistões, anéis, juntas, retentores etc. Tais peças deverão ser de qualidade asseguradas pelas montadoras, para que o motor realmente volte as características semelhantes de um motor novo.
   As peças internas do motor, quando em funcionamento, estão em constante atrito, sujeitas a grandes esforços e trabalham sempre em alta temperatura.
   Os principais sintomas que apontam para a necessidade de se retificar um motor de combustão interna (gasolina, álcool ou diesel) de um veículo são...

1) Alto consumo de óleo lubrificante
2) Excesso de fumaça sendo expelida pelo escapamento
3) Baixa potência
4) Alto consumo de combustível
5) Motor trabalhando superaquecido
6) Fortes barulhos vindo do motor

   Outros fatores podem determinar a retífica, antes do tempo, como: motor trabalhando superaquecido; quebra da correia dentada (em alguns motores); falta de óleo lubrificante, ou com baixo nível, ou ainda, o péssimo costume de alguns motoristas de apenas completarem o nível do óleo, mantendo o óleo velho por longos períodos de uso, a mania de "descansar" o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem, sair com o motor ainda frio, e evidentemente, a falta de manutenções preventivas.


   A retífica pode ser completa ou parcial. Costuma-se dizer, por exemplo, retificar a parte de baixo, que significa restaurar a parte do bloco, que inclui camisas dos cilindros, virabrequim, pistões e bielas; ou retificar a parte de cima, o cabeçote: válvulas, guias, sedes e a substituição do comando de válvulas (na maioria dos motores atuais o comando de válvulas trabalha no cabeçote, e em outros, no bloco).


   Um profissional qualificado e idôneo, através de um exame criterioso do funcionamento do motor, o orientará sobre a melhor solução de retífica.





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