Manutenção Preventiva - Bateria automotiva



O conceito de Manutenção Preventiva traz inúmeros benefícios para toda 
rede automotiva, sua prática proporciona economia, segurança, preservando a 
vida do veículo e dos seus usuários.

BENEFÍCIOS DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA 

• Melhor segurança; 
• Maior confiança; 
• Melhor qualidade; 
• Custos de operação mais baixos; 
• Tempo de vida mais longa; 

Pensando nesses benefícios o blog CHAVEIROTECH vem há algum tempo publicando posts sobre esse conceito, Manutenção Preventiva, e  hoje vamos abordar sobre baterias automotivas.

BATERIA



  Fonte de energia elétrica do carro. É um acumulador de eletricidade. Aciona o motor de arranque (que dá a partida ao motor).





Tipos de Baterias: 

Convencional – Requer manutenção periódica, através do abastecimento com água 
destilada. 

Selada – Não requer manutenção durante sua vida útil. 

Manutenção baterias convencionais:

• Examine a cada 30 dias o nível da água (baterias convencionais). Se necessário complete com água destilada sem ultrapassar o nível. 
• Verifique se existe oxidação (zinabre) nos pólos negativo e positivo. 
• Certifique-se que a bateria esteja bem fixada, examinando o suporte. 
• Faça periodicamente um check-up no sistema elétrico, verificando o sistema de carga tensão da correia e acessórios elétricos com defeito.


A funcionalidade das baterias automotivas

   Uma bateria automotiva é composta por uma caixa plástica, preenchida com uma solução ácida, na qual se encontram imersas placas de metais distintos. Esses metais são o chumbo, que formam as placas positivas, e o peróxido de chumbo, que são as placas negativas. Externamente a bateria possui dois contatos, um positivo e um negativo, que estão ligados as suas respectivas placas.




   Esse conjunto de placas é armazenado em células, que são divisões internas da bateria. Totalizando seis, essas células são responsáveis por produzir aproximadamente 2 volts cada. Somando cada uma das células teremos 12 volts que é a tensão nominal da Bateria.

   O fluido da bateria é consumido conforme o consumo e carga da mesma, algumas baterias consomem consideravelmente como as não seladas e precisam ser checadas sempre, outras consomem tão pouco que nunca requer recarga como as seladas. Caso o nível de fluido fique muito baixo a ponto de expor as placas de chumbo, elas danificam permanentemente.

    Deve-se tomar cuidado para não tombar as baterias automotivas para não vazar fluido, pois mesmo as seladas possuem respiros por onde pode escapar fluido.

  Como já foi dito, nos automóveis em geral são utilizadas baterias de chumbo, que consistem em um conjunto de placas de chumbo embebidas em ácido sulfúrico, considerado um ácido forte.

   Durante a descarga elétrica, as placas de chumbo se “dissolvem no ácido, convertendo esta mistura heterogênea numa solução de sulfato de chumbo. Neste processo (reversível) aparecem na solução ións positivos de hidrogênio e elétrons livres, que percorrem os circuitos sob a forma de energia elétrica.


  As baterias, ao contrário do que muita gente pensa, não tem a finalidade de suprir o automóvel de energia elétrica o tempo inteiro. Isto é tarefa para o alternador, que em breve teremos um post sobre ele aqui no blog,  aguardem!



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