Vettel Tricampeão da F1



O alemão da Red Bull, Sebastian Vettel, coloca seu nome ao lado de alguns dos maiores pilotos da história do esporte, como os tricampeões Niki Lauda e Ayrton Senna. Mais do que isso, ele tornou-se o primeiro a conquistar seus três primeiros títulos em anos consecutivos. E é apenas o terceiro a ganhar o tricampeonato de forma consecutiva, juntando-se ao argentino Juan Manuel Fangio (1954-57) e ao alemão Michael Schumacher (2000-04), que no total tem sete campeonatos e despediu-se da Fórmula 1 pela segunda vez nessa corrida em Interlagos, aos 43 anos.



Sua trajetória

Vettel nasceu em 1987 em Heppenheim, no estado alemão de Hessen. Seu pai logo cedo reconheceu o talento e o iniciou no automobilismo ainda aos três anos de idade, quando Sebastian fez suas primeiras tentativas no kart. Aos sete, ele já corria regularmente, fazendo jus ao seu lema "sempre acelerar ao máximo", e chegou a conquistar sete títulos nas categorias de base. Vettel foi aceito na equipe júnior da Red Bull aos 12 anos de idade e mais tarde se transferiu para a Fórmula BMW, onde foi campeão na temporada de 2004, vencendo 18 corridas de um total de 20.

Em 2007, aos 19 anos, foi o piloto estreante mais jovem a marcar pontos em uma corrida de Fórmula 1. Ao vencer o Grande Prêmio de Monza, na Itália, em 2008, Vettel se tornou o vencedor mais novo da história da F1. Ele passou muito perto de conquistar o título já em 2009, mas problemas técnicos em sua Red Bull e algumas falhas dele mesmo o atrapalharam. No entanto, na temporada seguinte, aos 23 anos, Vettel se consagraria o campeão mais jovem da Fórmula 1 ao vencer a corrida de Abu Dhabi no dia 14 de novembro de 2010.

Nos anos seguintes, ele defendeu o título e agora em 2012 escreveu história ao se tornar tricampeão. Sua popularidade vem crescendo muito nos últimos anos. Em 2010, ele chegou a ser escolhido o Esportista do Ano na Alemanha.

Sebastian Vettel sagrou-se tricampeão aos 25 anos.

Na vida privada, Vettel é um grande torcedor do time de futebol Eintracht Frankfurt. Fã de esportes radicais, pratica snowboard, mountain bike, além de natação e ginástica. Sua banda preferida são os Beatles e é fã de Jim Carrey.

Vettel mora em uma propriedade rural na Suíça. Ao contrário de muitos de seus colegas de profissão, ele não tem empresário, e prefere cuidar pessoalmente dos seus negócios.

"Não imagino que alguém tenha conquistado tanto em tão pouco tempo, afirmou o consultor da Red Bull, Helmut Marko. "Vamos ver até onde ele pode chegar". As qualidades de Vettel ressaltadas por Marko são a disciplina, a crença na própria força, confiança na equipe e muito conhecimento a respeito de seu trabalho. Esses seriam, segundo o consultor, os fatores que levaram à ascensão do piloto.

Antes mesmo do início da temporada de 2012, o piloto alemão Sebastian Vettel já era considerado o grande favorito ao título. Durante o ano, o piloto da Red Bull acabou tendo um desempenho abaixo do esperado e suas chances de vencer o campeonato diminuíram significativamente.

Mas o alemão conseguiu uma recuperação espetacular nas últimas corridas e marcou seu nome na história ao conquistar seu terceiro título consecutivo da Fórmula 1. Vettel está agora entre os grandes da categoria, já que apenas dois outros conquistaram o tricampeonato em sequência: o argentino Juan Manuel Fangio chegou a vencer quatro temporadas seguidas, de 1954 a 1957, e Michael Schumacher levou os títulos de 2000 a 2004.

Tricampeão

A temporada de 2012 foi repleta de altos e baixos para Sebastian Vettel. "Para os fãs, foi a melhor temporada em muito tempo", disse o alemão, "mas, pessoalmente, eu não me importaria se tivesse sido um pouco mais monótona". Apenas nas últimas etapas o piloto conseguiu ter a mesma consistência da temporada anterior.



Segundo especialistas, a melhor corrida de Vettel esse ano foi em Abu Dhabi, no dia 4 de novembro. Após uma punição nos treinos classificatórios que o obrigou a largar em último, e ainda sofrer uma colisão durante a corrida, ele conseguiu a proeza de chegar na terceira colocação.

Esse desempenho extraordinário em Abu Dhabi foi precedido de quatro vitórias consecutivas. Sua recuperação na reta final da temporada foi espetacular, considerando que das 13 primeiras corridas do ano Vettel havia ganho apenas uma. Agora, em sua corrida de número 100 no Grande Prêmio dos EUA em Austin, ele garantiu a conquista do tricampeonato.

Emoção depois da corrida

O alemão Sebastian Vettel deixou a emoção transparecer em sua entrevista coletiva após o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em que conquistou o tricampeonato consecutivo da categoria, neste domingo. O piloto da Red Bull garantiu o título do Mundial após ficar em sexto lugar em uma prova caótica no Autódromo de Interlagos, encerrando a temporada com 281 pontos, apenas três a mais do que o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

Vettel compareceu à sala de entrevistas coletivas aproximadamente uma hora após receber a bandeira quadriculada, ainda vestindo o macacão que usou durante as 71 voltas em Interlagos. Antes de responder algumas perguntas, o tricampeão da F-1 tomou fôlego com respiradas longas. Durante as primeiras falas, parou para pensar, olhou para baixo e só então prosseguiu.

"Ainda estou cheio de adrenalina, foi uma corrida incrível. É difícil encontrar as palavras certas agora", afirmou Vettel, relembrando todos os problemas enfrentados neste domingo em Interlagos, prova em que caiu para a última posição na primeira volta após ser tocado por Bruno Senna.

Fã declarado do tio de Bruno Senna, Vettel disse que a conquista foi ainda mais especial por ter ocorrido na terra de seu ídolo, morto em um acidente no GP de San Marino de 1994.
"Em São Paulo, onde Senna nasceu...Vir aqui e vencer pela terceira vez. Não sei realmente o que dizer, só tenho que agradecer todo mundo no time", afirmou ainda em tom emotivo..

O dedo indicador apontado para cima é a marca registrada de Sebastian Vettel.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário