SOICHIRO HONDA
"A
história de um sonho"
Em 17 de novembro
de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão, o
filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda.
Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos !Nunca foi um bom aluno, pois não se interessava pelas teorias dos livros, preferindo a prática das coisas !Aos 8 anos, já havia construido uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas "invenções" !
Aos 16 anos, Honda vai para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica , e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina.Aos 25 anos, sua oficina já havia crescido e se tornado muito lucrativa ! Honda pôde começar a sua vida excentrica ! Construiu um barco de corrida, e um carro muito potente, com motor de avião American Curtiss Wright !Sempre metido em todo tipo de competição, certa vez , em um rali de velocidade, com um Ford incrementado, Honda sofre grave acidente, ficando 18 meses em recuperação ! Isso freiou um pouco seu ímpeto de "playboy" , fazendo encarar a vida com mais seriedade !
Nos bons tempos das competições !! |
Já com 30 anos,
decide fabricar peças ao invés de consertá-las, e começa a fabricar anéis
para pistões. Mas fabricar não era tão fácil como pensava, e apesar da
estrutura ( 50 funcionários e sede prórpia), Honda passou por um período
muito difícil. Seus recursos quase acabaram !
Depois de muita pesquisa, Honda descobre (com a ajuda de um antigo professor) o que faltava na liga dos anéis : o silício !Finalmente, em final de 1937, a "Tokai Seiki Heavy Industries" começa a fabricar anéis de qualidade e se torna novamente (muito) rentável !Honda decide estudar mais os metais e entra no Instituto de Tecnologia de Hamamatsu. Como nunca foi estudioso, só assistia as aulas que lhe interessava. Quando o reitor foi explicar que não poderia receber o diploma, Honda lhe diz: "Diploma ? Isso vale menos que um ingresso de cinema. O ingresso lhe garante a entrada no cinema pois voce pagou, e o diploma não garante que se possa ganhar a vida com ele ... "(em suas empresas, as pessoas sempre foram promovidas pelo trabalho e competência, independente do grau de instrução )Na época da 2ª guerra, começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa. Mas a região onde estava instalado sofreu muitos bombardeios, e em janeiro de 1945, um terremoto acaba de destruir ao que restara dos bombardeios !A rendição do Japão se dá quando Honda lutava para reconstruir suas máquinas e instalações ! Com futuro incerto, Honda vende sua fábrica para a Toyota ,que era cliente de seus anéis.Um pouco desiludido, Honda fica um tempo fora do circuito, gastando parte do dinheiro da venda na "vida boa" !Mas , ambicioso e predestinado, em outubro de 1946, cria o Instituto de Pesquisas Técnicas Honda , no centro de Hammamatsu.O Japão pós guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas ! Comprou então um lote de motores usados para geradores, e com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores !O primeiro lote de 500 motores arrematados foram vendos rapidamente, e Honda começou a projetar seu próprio motor. Era um motor de 50 cc com potência de 0,5 cavalo. O sucesso de vendas foi tanto , que em setembro de 1948, era fundada a Honda Motor Company !O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de A. Este ciclomotor era conhecido como "Chaminé" pois a mistura combustível era rica em terebentina devido ao racionamento de gasolina, e fazia muita fumaça !
A "Chaminé" modelo A |
Mas Honda queria algo mais, e após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos , que seria chamada muito apropriadamente de "Dream" (sonho) !
A avó de todas as Hondas !! |
A partir daí, a
história de Soichiro se confunde com a própria história da Honda ! Sua
competencia e genialidade , sempre a frente dos negócios , e sempre dinamico,
fizeram da Honda a maior industria motociclistica do mundo !
Soichiro e seu inseparável amigo e sócio Fujisawa |
Soichiro parecia
que nunca estava satisfeito, e sempre incentivou as pesquisas, o que levou
a Honda a participar de competições de motos e carros, invariavelmente com
incrível sucesso !
Emprendedor,
fabrica carros, motos, geradores , motores de popa, máquinas agricolas, e
muitos outros produtos, mas sempre sob sua batuta !
Osamu IIda (primeiro Presidente) discursando na Honda Brasil em 1973, ao lado de Soichiro Honda, na fábica instalada num galpão no bairro da Pompéia em São Paulo |
Soichiro Honda
não só fundou a maior empresa de motocicletas, mas principalmente popularizou
o motociclismo e introduziu um alto nível de tecnologia e confiabilidade em
veículos de duas rodas !
Infelizmente,
nada é eterno ! Em 5 de agosto de 1991, Soichiro não resiste aos
sérios problemas hepáticos , e deixa , aos 84 anos, o mundo do
motociclismo orfão !
Foi uma vida
inteira dedicada aos projetos audaciosos !
Em final de 1999,
Soichiro é eleito por jornalistas do mundo inteiro, o "Motociclista do
Século", aliás , um título prá lá de justo !!
Grande figura !! |
E, graças ao seu sonho e sua grande obra, nós motociclistas só temos que agradecer, e muito !!
Arigatô,
Soichiro !!
"Eu vivo
no presente, para construir o futuro, com a experiência do passado"
Soichiro Honda (1906 - 1991) |
Por Ricardo
Pupo
Fonte e fotos: http://www.motosclassicas70.com.br/soichiro_honda.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário