O mercado de motos não consegue se equiparar com os automóveis quando o
assunto é o preço. Carros chegam a custar mais de um milhão de reais em
algumas situações, enquanto as motocicletas dificilmente passam de R$
100.000. Entretanto, há algumas exceções. Ou seja, motos topo de linha
de algumas marcas – fabricadas em linha ou sob encomenda – que oferecem
tecnologia de última geração, conforto e um preço bem ‘salgado’.
Seguindo
esta linha de pensamento, reunimos as dez motos mais caras do Brasil. Assim será possível ter uma ideia
de como o mercado de luxo sobre duas rodas vem crescendo no País.
Detalhe: muito desses mimos são dignos de coleção.
1 - Bimota DB7 Serie Oro Nero
A primeira aparição
da moto aconteceu durante o Salão Duas Rodas 2009. Com corpo todo preto e
quadro e balança fabricados em fibra de carbono a Oro Nero teve
'tiragem' inicial de apenas 20 unidades. O modelo é construído quase de
forma artesanal e a moto foi uma das principais atrações da marca no
Salão de Milão 2008. O coração do modelo é da Ducati, um propulsor em
"L" de 1098 cm³ que gera 172 cv. Para completar a obra-de-arte sobre
duas rodas, a DB7 Serie Oro Nero conta com a mola da suspensão fabricada
em titânio. Aliás, a suspensão traseira (Extreme Tech) foi projetada
especialmente para esta moto. O modelo italiano conta ainda com disco de
freios dianteiros no melhor estilo "margarida", da grife Brembo,
embreagem anti-deslizante e GPS. Importada pela Perfect Motors, hoje
esta joia italiana custa mais de R$ 250 mil.
2 – Vyrus
Fabricada artesanalmente e adquirida
somente sob encomenda como uma verdadeira obras de arte, a máquina da
fábrica de Rimini chegam ao Brasil também pela Perfect Motors, com preço
em torno de R$ 250 mil. Todo e qualquer modelo Vyrus é fabricado de
acordo com os desejos de seu futuro proprietário. A butique funciona
quase como um alfaiate: você vai lá e encomenda a sua roupa, no caso,
uma naked de visual futurista e com motor Ducati de 1.198 cm³. A marca
tem como filosofia a exclusividade e a busca por soluções técnicas
inovadoras. Existe um ‘cardápio’ para que o futuro proprietário possa
selecionar que peças e equipamentos sua Vyrus terá. Escapamento em
titânio, embreagem deslizante, painel com telemetria, enfim, o cliente
pode criar uma moto de pista.
3 –BMW K 1600 GTL
Recém-lançada, a BMW K 1600 GTL
traz motor de seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e
refrigeração líquida. Esta BMW tem 160 cavalos de potência máxima e
17,85 kgf.m de torque máximo. Embora estes números impressionem, não é
no motor que está seu grande diferencial. Equipada com controle de
suspensão eletrônico, freios ABS, controle de tração, controle
eletrônico da pressão dos pneus, Cruise Control (piloto automático),
entre outros, a nova K 1600 GTL cobra caro por toda essa mordomia. Seu
preço sugerido é de R$ 108.500, o que a torna uma das motos de série
mais cara vendida no Brasil. A BMW oferece ainda a K 1600 GT por R$
99.500.
4 – Yamaha VMax
Com um motor de quatro cilindros em
‘V’, a Yamaha VMax também é uma representante das motocicletas de luxo.
Ícone em todo o mundo, a VMax tem 1.679 cm³ e 200 cavalos de potência
máxima. Quem se interessar em comprar uma aqui no Brasil vai ter que
recorrer a um importador independente, já que a moto não consta do line
up da marca no País. INFOMOTO fez uma pesquisa e, para só para se ter
uma ideia, encontramos um exemplar ano 2009, “zero quilômetro” por R$
90.000. Imaginem só quanto custará uma unidade ano/modelo 2011.
5 –GL 1800 Gold Wing
Outra fabricante japonesa que
oferece uma motocicleta luxuosa é a Honda. Embora suas vendas no Brasil
sejam dominadas pelo segmento de baixa cilindrada, a marca nipônica tem
em seu line up a GL 1800 Gold Wing. Focada no mototurismo, a Gold Wing
proporciona muito conforto ao piloto e garupa e está equipada com um
motor de seis cilindros opostos. São 381 quilos de tecnologia
distribuídos por toda a moto. Além de rádio, ABS e outros mimos, a
estradeira conta até com airbag, até então inédito para uma motocicleta.
A Honda cobra hoje exatos R$ 92.000 pela Gold Wing 2010.
6 – BMW R 1200 GS Adventure
Outra BMW que faz
parte desse hall de luxo: R 1200 GS Adventure. Ao ver os equipamentos de
série deste modelo, o motociclista não acreditará em tudo que essa BMW
oferece ao seu comprador. Detalhes como, escapamento em aço inox,
coletor polido e ponteira escovada, tomada para diagnóstico, proteção de
tampas de cabeçote em alumínio, mangueiras de freio tipo “Aeroquip”,
tomada auxiliar 12 V, dão pistas do quanto à marca cobrará por tantos
aparatos exclusivos. Eis que chega o preço, são R$ 91.200 para poder
sair da concessionária e poder, no mesmo dia se possível, visitar
Ushuaia, na Argentina.
7 – Ducati Multistrada 1200
Apresentada na Itália
em 2009 como uma aposta ousada da Ducati para entrar no segmento, a
Multistrada 1200 desembarcou no Brasil no final do ano passado. Com
muita tecnologia, baixo peso e um potente motor de dois cilindros em “L”
esta moto tem preço sugerido de R$ 88.900 na sua versão mais completa, a
S Touring. É uma moto para qualquer tipo de jornada, conta ainda com
controle de tração e os quatro modos de pilotagem Sport, Touring, Urban e
Enduro, além de muita tecnologia embarcada.
8 – BMW K 1300 R
Reparem que as motos de turismo
têm dominado o segmento de luxo. Mas chegou a hora de uma representante
naked entrar em cena: a BMW K 1300 R. Na sua versão Dynamic, a naked da
linha K também tem muitos acessórios que ajudam o piloto a não se
cansar. Todavia, é o design agressivo o principal diferencial deste
modelo. Isso sem falar no motor de quatro cilindros em linha que gera
173 cv. E para tê-la na garagem, o interessado deve investir R$ 82.900.
9 –Ducati SBK 1198 S
A representante esportiva
desta lista é a Ducati SBK 1198 S. Produzida para comemorar o novo
logotipo da Ducati Corse, essa superesportiva é uma legítima moto de
pista. Importada oficialmente pelo Grupo Izzo, a 1198 S conta com
controle de tração desenvolvido nas pitas e muita tecnologia embarcada,
para fazer dela uma das motos mais caras do Brasil. Exatos R$ 83.900 são
cobrados pela Ducati SBK 1198 S. A Ducati também chegou a comercializar
no Brasil o modelo Desmosedici. Só para lembrar, a réplica da moto
utilizada no Mundial de MotoGP chegou a custar R$ 270.000.
10 – Ducati Diavel
A última da lista também foi à
última a ser lançada no mercado brasileiro: a Ducati Diavel. Com 210 kg,
pneu traseiro de 240 mm de largura e um porte musculoso, a moto foi
apresentada como uma estrela em um teatro no centro de Milão, na Itália.
No coração desta diabólica Ducati está o motor Testastretta 11°,
derivado dos potentes motores esportivos da marca, mas adaptados para
uma entrega mais suave de potência. O motor de dois cilindros em “L” (um
V a 90°) e 1.198,4 cm³ produz 162 cavalos de potência máxima (a 9.500
rpm) e colossais 13 kgf.m de torque máximo. No Brasil seu preço sugerido
é de R$ 78.900 para a versão Carbon, com detalhes em carbono.
Fonte e fotos: http://motos.icarros.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário