Liquidações e feirões com descontos são garantias para encantar qualquer consumidor do nosso país.Isso porque nós brasileiros estamos sempre preocupados com economias.
Não seria diferente com o apaixonado por carro. Sim, nós estamos sempre preocupados com o desempenho, com a segurança, entre diversos outros atributos do veículo, mas não podemos negar que o preço também é um fator muito importante no processo de decisão de compra.
Observando os preços abusivos de alguns veículos em questão, tive uma curiosidade. Qual seria o carro mais barato do mundo?
Tata Nano
O Nano é um modelo de porte micro da Tata Motors. Seu lançamento oficial ocorreu em 10 de Janeiro de 2008, mas,disponível a venda somente no dia 23 de Março de 2009. Seu lançamento de vendas foi muito aguardado, justamente por ser um dos carros mais baratos do mundo.
O carrinho, tem 3,1 metros de comprimento e 1,5 metros de largura, usa um motor dois cilindros com 0,62l e 33 cavalos de potência, que junto com o câmbio de quatro marchas pode levá-lo à velocidade máxima de 120Km/h, apesar de seu projeto ser otimizado para uso às velocidade inferiores à 70km/h, mais compatível com as estradas e trânsito indiano. O outro ponto forte do carro, além do preço, é a economia de combustível, ele é capaz de fazer 20km com um litro de gasolina!
Há de se convir que neste nível de preço não se deva esperar nada mais que um veículo altamente espartano, e de fato ele não apresenta nenhum item além do absolutamente necessário. O fabricante oferece garantia de 18 meses ou 24.000 quilômetros.
Tata Nano 2012
O grupo indiano Tata Motors já anunciou que o Tata Nano 2012 já está à venda em concessionárias da marca.
O Nano 2012, segundo a marca, conta com avanços tecnológicos e estruturais, além de novas opções de cores “vibrantes”, como exalta a Tata, e maior eficiência.
A nova versão do modelo "mais barato do mundo" ganhou motor mais potente, novos acessórios e cores. No entanto, segundo a montadora, o preço continua o mesmo: 140 mil rúpias (cerca de R$ 4,8 mil).
O novo modelo é equipado com motor de 624 cc, que desenvolve potência de 38 cavalos, ante 33 cavalos do anterior. De acordo com a empresa, o carro alcança até 105 km/h e percorre aproximadamente 25 km por litro de gasolina.
A marca ainda explica que a nova configuração do sistema mecânico permite ao subcompacto popular atingir até 105 km/h, além de lidar melhor com vias de inclinação acentuada. Isso mesmo, o Nano não sobe ladeiras muito inclinadas.
A versão "standard" é oferecida apenas em vermelho, azul e branco. Já o Nano CX conta com mais três opções de cores, interior diferenciado e ar-condicionado opcional. A versão "top" (LX) tem mais acessórios e sai a partir de 196 mil rúpias (R$ 6,8 mil).
Aqui no Brasil, faz tempo que a indústria afirma ser incapaz de concorrer em custo com o Nano.
Muito legal gostei de saber que existem carros tão baratos, inclusive mais barato do que uma moto zero aqui no Brasil. Imagino também quanto que poça custar uma moto na Índia? Será que fabricam também motos? Fiquei curioso!
ResponderExcluirMuito boa esta sua descoberta, mostrou para o mundo que á possível sim fabricar modelos de carros muito mais em conta do que os apresentados, e que velocidade potencia não faz diferença. Afinal de contas, 80% das estradas brasileiras só são permitidos velocidade de 80 Kmh.
Também gostei muito de editar essa matéria e ver que é possível fabricar carros de boa qualidade e baratos.
ExcluirOlha Edvaldo prometo pesquisar sobre a moto mais barata do mundo, confesso que também fiquei curioso.
Continue lendo nossos posts que em breve falarei sobre a moto, ok?
Obrigado pelo seu comentário.
Gostaria de comprar um desse acho ele lindo e gosto de carro Pequeno deste tipo.
ResponderExcluir