As
motos da Zero Motorcycles tem ganhado grande destaque no cenário americano
por serem as primeiras motos elétricas que realmente conseguem entregar um
desempenho equivalente ao de uma moto com motor à combustão de mais ou menos
250 cilindradas.
Nos EUA, a Zero Motorcycles vem tendo aumento crescente de vendas, mesmo em
tempos de crise, embalada pela "onda verde" que varre o mundo no
sentido de se buscar produtos e práticas mais amigáveis com o meio ambiente.
As motos da Zero Motorcycles não emitem resíduos poluentes, pois não queimam
combustíveis, nem usam lubrificantes em seu motor. Além disso, as motos são
silenciosas, basta acelerar e rodar, sem barulho, sem troca de marchas.
Dentre os modelos apresentados, a versão DS, uma
dual sport orientada para uso urbano, tem motor capaz de
gerar 31 CV de potência máxima. Para funcionar, basta virar a chave e a moto já
está apta a rodar, desde que o cavalete lateral seja recolhido, por medida de
segurança. Uma vez que o piloto esteja em cima da moto,
basta acelerar.
Não há embreagem e o motor elétrico tem a caraceterística singular de prover uma curva linear de torque, independente do seu regime de giro. Por conta disso, a moto acelera e retoma a aceleração sempre da mesma forma, e acelera rápido!. Mesmo no curto espaço destinado para testes, a moto sai de zero até 80 Km/h muito rapidamente.
Não há embreagem e o motor elétrico tem a caraceterística singular de prover uma curva linear de torque, independente do seu regime de giro. Por conta disso, a moto acelera e retoma a aceleração sempre da mesma forma, e acelera rápido!. Mesmo no curto espaço destinado para testes, a moto sai de zero até 80 Km/h muito rapidamente.
Descontando
que não é necessário fazer uso de embragem e que não há barulho proveniente do motor e
escapamento, a moto elétrica da Zero Motorcycles roda como qualquer outra moto, não necessitando
nenhum treinamento ou adaptação por parte do piloto para o seu uso. O modelo destinado à prática de motocross é menos potente, alcançando 23 CV, mas é
aproximadamente 30 Kg mais leve, o que lhe confere muito bom
desempenho. Para auxiliar a superação de obstáculos off-road, O modelo MX tem duas opções de
funcionamento do motor, uma privilegia mais entrega de força, enquanto outra
privilegia alcançar maiores velocidades.
Única marca que
oferece apenas motos elétricas no Brasil, a Zero Motorcycle aumentou a
autonomia de seus modelos. As motocicletas da linha 2012 da norte-americana
agora podem rodar até 183 quilômetros com uma recarga
na bateria. Antes, eram 128 quilômetros.
Ainda não está
confirmado se as opções com a autonomia maior serão trazidas ao País – a marca
chegou ao mercado brasileiro no ano passado. Isso porque aqui as duas motos que
a Zero Motorcycles oferece, S (uso misto) e DS (com aptidão off-road), são
ainda da linha 2010. É grande a chance de os modelos 2012 chegarem neste ano,
mas a possibilidade da vinda dos 2011, com autonomia menor, não está
descartada.
Além dessas
motos, a Zero tem no mundo as off-road X e MX e a
mista XU. No caso desta e da DS, a linha 2012 traz entre as novidades as bolsas
laterais para carregar utensílios.
No ano passado
foram vendidas aproximadamente 300 motos da marca aqui.
Inicialmente os
modelos eram oferecidos por R$ 39 mil, mas recentemente seus preços foram
reduzidos para até R$ 19,9 mil ( O que ainda é caro se tratando de uma moto
equivalente a uma com motor à combustão de 250cc). Segundo informações da
importadora, o objetivo é zerar os estoques.
As motos da
Zero são produzidas na Califórnia
Uma pequena observação...
Quando essas
baterias perderem o poder de carga, onde elas serão armazenadas? Lembrando que
o Brasil não existem muitos lixões específicos para o descarte de lixo
eletrônico. Isto também não é uma maneira de contribuir com a poluição?! As
motos são carregadas por energia elétrica, nossos sistemas de abastecimentos
suprirão essa demanda? Também não poluirá mais o ambiente tanto no descarte
quanto na necessidade de gerar ainda mais eletricidade?
Eu defendo o
desenvolvimento da verdadeira energia limpa. O próprio ar que nos rodeia, já
existe o motor movido a ar-comprimido, porém nenhuma empresa grande encabeça o projeto, por que?
Será pressão
das empresas automobilísticas, petrolíferas, políticas ou todas essas opções
juntas?
Quem irá ganhar
com essa nova tecnologia será eu, você e toda nossa descendência.
Até onde é progresso? Eu
não acho que isso seja o progresso, regresso, burrice, ignorância ou ganância
pode até ser.
Quantos anos mais nós sobreviveremos com o ar do planeta cada vez mais poluído? Eu diria que uns 300 ou 400 anos
Quantos anos mais nós sobreviveremos com o ar do planeta cada vez mais poluído? Eu diria que uns 300 ou 400 anos
Se algo
realmente não for feito, nós os seres-humanos estaremos fadados a extinção.
Pearl Jam - Do The Evolution
Abraços e boa
sorte a raça humana! Nós vamos precisar!!
Irada demais essa motocicleta
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