Berta Benz |
A primeira mulher a dirigir um carro foi a alemã Berta Benz em 1885, esposa do fundador de uma montadora de carros alemã, a Mercedes-Benz. Desde então, as mulheres não pararam mais!
Mary Anderson |
alavanca. Somente
em 1916, os limpadores de para-brisa se tornaram equipamento padrão
em todos os automóveis americanos..
Além disso, até 1923 mais de 175 patentes foram concedidas a
mulheres para invenções acerca de automóveis, que incluem semáforos e
sinalizações de trânsito!
Duquesa d' U |
A primeira mulher a conseguir uma carteira de motorista foi a francesa e Duquesa d’ Uzès no ano de 1898. Porém, dois meses depois, ela foi aos tribunais responder por excesso de velocidade (isto porque a velocidade máxima era de 12km/h e ela estava andando à 15 km/h). Parece até brincadeira não é?! 12km/h é quase uma caminhada!
francesa, pianista, esportista profissional em
equitação, alpinismo, esgrima, caça, tiro e para-quedismo.
Então com 31 anos, participou de seu
primeiro rally Paris-Berlim, em 1901, ficando em 33° lugar.
Em 1903, correu
no rally Paris-Madrid e chegou em 45° lugar na prova.
Maria Cristina Rosito |
As brasileiras também fizeram história como: Maria Cristina Rosito,
gaúcha de Porto Alegre, aos 14 anos começou no kart e aos 16 pilotava monopostos.
Suzane Carvalho |
destacou-se nas pistas sagrando-se campeã Brasileira e Sulamericana de
Fórmula 3, kart, na classe B, F-Ford, F-2000 canadense e italiana e, inclusive, correndo nos EUA na Fórmula Indy Light.
O Brasil também tem suas pioneiras: Maria José Pereira Barbosa Lima e Rosa Helena Schorling, que revela que aprendeu a dirigir muito cedo, aos 12 anos, no automóvel de seu pai, um Opel 1895, com direção do lado direito e câmbio e freio do lado de fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário