Manutenção periódica do veículo

   
  Ao contrário do que possa parecer, manter o automóvel em boa forma é simples e, o melhor, vantajoso! Basta ter o manual em mãos e um olhar minucioso.

  Além de evitar inúmeros perrengues, o automóvel em dia também é sinônimo de economia. “À medida que o motorista entende que a manutenção preventiva custa, em média, 30% a menos do que a corretiva, além de garantir a segurança do veículo e reduzir a emissão de poluentes, ele passa a cuidar melhor do carro, fazendo revisões periódicas em uma oficina de confiança”, acredita Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA, Grupo de Manutenção Automotiva, que reúne empresas do setor de reposição de autopeças.

   Comece por listar o que você precisará conferir. São quatro as partes essenciais para se fazer uma manutenção satisfatória: motor, pneus, amortecedores e freios. Em seguida, pegue o manual do seu carro, que deverá conter todas as especificações de uso e reparação. Veja, agora, como checar cada uma das partes.

Motor

    Neste caso, o importante é estar atento à lubrificação. O nível de óleo do motor e o nível de água do radiador são fundamentais para evitar que você fique parado no acostamento. Para checar o nível de água, existe um recipiente próprio com uma marcação de mínimo e máximo. Se a altura da água estiver entre eles, está ok. Caso contrário, a água deve ser completada. “Atenção: só completar a água com o motor ainda frio”, alerta Charles Diniz, professor do curso de manutenção automotiva do Instituto Federal Minas Gerais.

   O mesmo procedimento deve ser realizado na medição do óleo. Sabe aquela vareta que todo frentista adora medir? Pegue-a, com o motor ainda frio, e observe as duas marcações de mínimo e máximo. “O correto é quando o nível está entre elas. Se não, complete o óleo”, ensina. Faça isso, no mínimo, a cada 30 dias. A troca total do óleo do motor deve obedecer às instruções presentes no manual do carro.


Pneus

Se você sentiu que o seu carro está mais pesado ao volante, saiba que não está em dia com a manutenção preventiva. Verificar a pressão dos pneus é uma tarefa a ser feita a cada 15 dias, incluindo o estepe. “Observe o desgaste dos pneus através dos indicadores TWI no fundo dos sulcos. Caso detecte que está irregular, procure um centro automotivo para verificar o sistema de suspensão, ou seja, alinhamento, balanceamento e amortecedores”, recomenda Gerson Burin, responsável técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária, CESVI Brasil.

Freios

    Deve ser verificado, pelo menos, semanalmente o nível de óleo dos freios. Isso é feito observando-se uma marcação que existe no recipiente do óleo localizado no motor. Checar também o desgaste das pastilhas. “Essa checagem só mesmo no seu mecânico”, ressalta Charles. “É difícil estimar uma quilometragem padrão para a troca destes itens, pois seus desgastes dependerão muito de fatores externos, como a topografia, as condições dos locais onde costuma rodar o veículo e a forma de conduzi-lo”, enumera Gerson.

Amortecedores

    Caso você identifique algum vazamento de óleo no seu carro, faça o teste para descobrir se não é um problema no amortecedor. “Se o veículo balança demais após passar por uma ondulação, indica que já é hora de o amortecedor ser substituído”, explica o consultor técnico do CESVI Brasil.

Testes simples e rápidos

    O ideal é sempre dar uma atenção especial ao seu carro pouco antes de sair de casa. Gerson dá a dica: “Observe o piso de sua garagem para identificar se existe vazamento de algum dos fluidos, tanto de freio quanto de óleo e água”. Aquela olhadinha para ver se os pneus estão carecas ou com desgaste irregular também faz a diferença. Além da sensação de tranquilidade de estar em dia com as obrigações, a manutenção também previne acidentes. “Se os pneus estiverem gastos, quando ocorrer uma frenagem, a distância necessária para o carro parar completamente será muito maior”, frisa o professor.

   Esses são testes simples e rápidos que ainda têm um efeito positivo no bolso. “Sem essas medidas de precaução, a extensão das avarias pode comprometer outros componentes do sistema veicular, tornando a manutenção corretiva muito mais cara”, diz Gerson Burin. Trocar itens como filtros de ar, de combustível e velas de ignição dentro do tempo de validade sugerido irá contribuir para que você tenha um carro mais econômico. Regular catalisador e sistema de escape, calibrar pneus e alinhar a suspensão também aliviam o orçamento. “Um pneu com calibragem incorreta pode aumentar substancialmente o consumo de combustível”, acrescenta Charles.

    Agora que você já se inteirou do assunto, é hora de colocar as mãos à obra. 





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