No dia dez de maio (2012) o mundo automotivo perdeu Carroll Shelby, piloto, e criador da marca, um dos maiores nomes da indústria automobilística mundial.
Carroll Shelby, morreu aos 89 anos no Hospital Baylor, em Dallas, não foi divulgado a causa da morte de Shelby.
Carroll Hall Shelby
Nascido em 11 de janeiro de 1923, Carroll Shelby ficou conhecido pela criação de diversos carros míticos. Carroll foi piloto e conquistou diversos campeonatos e corridas, inclusive as 24 horas de Le Mans, em 1959. Mas o que nem todos sabem é que Shelby tinha um problema no coração desde os seus sete anos de idade e teve que se retirar das competições, mas não antes de colocar alguns recordes de velocidade no deserto de sal de Bonneville.

Qual maior conquista de Carroll?
Ele mesmo respondeu, foi a criação da Carroll Shelby Foundation. Criada em 1992 enquanto aguardava um transplante de coração. A fundação fornece assistência médica a quem necessita de uma operação cardíaca, incluindo crianças e adultos.
Como fundador da respeitada indústria automobilística Shelby American, Carroll criou verdadeiras lendas do asfalto, como o Shelby Mustang e o Shelby Cobra nos anos 1960 e 70.
Filho de Warren Shelby, um carteiro de Leesburg e Eloise Lawrence, mudou-se para Dallas, onde concluiu a escola secundária. Se alistou na Força Aérea, combatendo na 2º Guerra Mundial, serviu também como instrutor de vôo e piloto de testes.
Casou-se durante a guerra e teve também o primeiro de seus filhos. Saiu da Força Aérea como 2º Tenente.
Inicou seus negócios com uma pequena frota de caminhões e, só depois entrou para o ramo do petróleo. Nas corridas de força livre, iniciou com um Ford 1932, e depois passou para a categoria esporte, com um MG TC.
Carroll Shelby iniciou sua carreira de piloto em 1952. Em 1959, foi o vencedor das 24 Horas De Le Mans, ao volante de um Aston Martin e, três anos depois, se destacaria ao volante do roadster Cobra, cuja versão mais potente, entraria para a história como Shelby Cobra.
Em 1964, a Ford pediu-lhe para desenvolver uma versão de altas performances com base no Mustang que veio a dar origem ao GT 350 de 1965. No final da década de 60, Caroll Shelby integrou a equipe de pilotos que a Ford mobilizou nos anos em que dominou as 24 Horas de Le Mans com o GT 40 e o Mark II.
Em Janeiro de 1965, o primeiro "Coil Spring Chassis" é anunciado, totalmente redesenhado e com chassis reforçado com numero de chassis CSX 3001. Esse é o famoso 427 que sobrevive até os dias atuais. Uma longa história com momentos marcantes como, por exemplo quando Thames Ditton em 1986 vende a empresa para Sir Brian Angliss que continua a montar os ACE Cobras pela Autokraft de 1986 e 2002 em Weybridge Surrey, na Inglaterra. Ainda em 1965, teve início o programa desportivo do Mustang GT 350 H e, no ano seguinte, surgiu o GT 500.
Em 1967, surgiu o Mustang Shelby Cabrio, mas a produção dos Mustang de Caroll Shelby terminaria em 1969. No ano seguinte, foi interrompida a associação entre o piloto/preparador e a marca americana. Nos finais da década de 90, foi retomada visando a preparação de vários protótipos que foram mostrados no Salão de Detroit.
E quem se lembra quando Carrol Shelby lançou uma série de carros específicos para colecionadores em 1987?
Essa foi uma homenagem da Empresa CHAVEIROTECH ao inesquecível Carroll Shelby.
Nenhum comentário:
Postar um comentário