No dia dez de maio (2012) o mundo automotivo perdeu Carroll Shelby, piloto, e criador da marca, um dos maiores nomes da indústria automobilística mundial.
Carroll Shelby, morreu aos 89 anos no Hospital Baylor, em Dallas, não foi divulgado a causa da morte de Shelby.
Carroll Hall Shelby
Nascido em 11 de janeiro de 1923, Carroll Shelby ficou conhecido pela criação de diversos carros míticos. Carroll foi piloto e conquistou diversos campeonatos e corridas, inclusive as 24 horas de Le Mans, em 1959. Mas o que nem todos sabem é que Shelby tinha um problema no coração desde os seus sete anos de idade e teve que se retirar das competições, mas não antes de colocar alguns recordes de velocidade no deserto de sal de Bonneville.
Carroll tem uma linda trajetória, além de corredor, era também piloto de caças durante a guerra, filantropo, empresário, proprietário de uma preparadora de carros e de uma equipe de corrida.
Qual maior conquista de Carroll?
Ele mesmo respondeu, foi a criação da Carroll Shelby Foundation. Criada em 1992 enquanto aguardava um transplante de coração. A fundação fornece assistência médica a quem necessita de uma operação cardíaca, incluindo crianças e adultos.
Como fundador da respeitada indústria automobilística Shelby American, Carroll criou verdadeiras lendas do asfalto, como o Shelby Mustang e o Shelby Cobra nos anos 1960 e 70.
Filho de Warren Shelby, um carteiro de Leesburg e Eloise Lawrence, mudou-se para Dallas, onde concluiu a escola secundária. Se alistou na Força Aérea, combatendo na 2º Guerra Mundial, serviu também como instrutor de vôo e piloto de testes.
Casou-se durante a guerra e teve também o primeiro de seus filhos. Saiu da Força Aérea como 2º Tenente.
Inicou seus negócios com uma pequena frota de caminhões e, só depois entrou para o ramo do petróleo. Nas corridas de força livre, iniciou com um Ford 1932, e depois passou para a categoria esporte, com um MG TC.
Carroll Shelby iniciou sua carreira de piloto em 1952. Em 1959, foi o vencedor das 24 Horas De Le Mans, ao volante de um Aston Martin e, três anos depois, se destacaria ao volante do roadster Cobra, cuja versão mais potente, entraria para a história como Shelby Cobra.
Em 1964, a Ford pediu-lhe para desenvolver uma versão de altas performances com base no Mustang que veio a dar origem ao GT 350 de 1965. No final da década de 60, Caroll Shelby integrou a equipe de pilotos que a Ford mobilizou nos anos em que dominou as 24 Horas de Le Mans com o GT 40 e o Mark II.
Em Janeiro de 1965, o primeiro "Coil Spring Chassis" é anunciado, totalmente redesenhado e com chassis reforçado com numero de chassis CSX 3001. Esse é o famoso 427 que sobrevive até os dias atuais. Uma longa história com momentos marcantes como, por exemplo quando Thames Ditton em 1986 vende a empresa para Sir Brian Angliss que continua a montar os ACE Cobras pela Autokraft de 1986 e 2002 em Weybridge Surrey, na Inglaterra. Ainda em 1965, teve início o programa desportivo do Mustang GT 350 H e, no ano seguinte, surgiu o GT 500.
Em 1967, surgiu o Mustang Shelby Cabrio, mas a produção dos Mustang de Caroll Shelby terminaria em 1969. No ano seguinte, foi interrompida a associação entre o piloto/preparador e a marca americana. Nos finais da década de 90, foi retomada visando a preparação de vários protótipos que foram mostrados no Salão de Detroit.
E quem se lembra quando Carrol Shelby lançou uma série de carros específicos para colecionadores em 1987?
Essa foi uma homenagem da Empresa CHAVEIROTECH ao inesquecível Carroll Shelby.
Nenhum comentário:
Postar um comentário