Assegurar-se que os pneus do seu automóvel estão em bom estado faz parte da Manutenção Preventiva, que lhe dará condições seguras para viajar e até mesmo para o dia-a-dia com seu veículo, pensando nisso o blog CHAVEIROTECH preparou uma série de posts sobre curiosidades automotivas.
Calibragem de pneus
Um pneu bem calibrado garante mais segurança na hora de dirigir e ajuda a reduzir o consumo de combustível. A calibragem errada pode não só comprometer a segurança dos ocupantes do veículo como também prejudicar o desempenho do automóvel.
A calibragem dos pneus, é também item essencial tanto para a boa condição de rodagem, para um menor desgaste, boa dirigibilidade e é um dos principais influenciadores do consumo de combustível e, conseqüentemente, na emissão de poluentes.
É importante também checar regularmente as condições do estepe e mantê-lo pronto para o uso. Uma dica é enchê-lo com até cinco libras a mais do que o normal, já que o pneu reserva nem sempre é calibrado com a mesma frequência dos pneus em uso. A pressão correta do pneu é a indicada pelo fabricante do veículo e deve ser checada sempre com o pneu frio.
De quanto em quanto tempo os pneus devem ser calibrados?
O correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Sempre com pneus frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros. A pressão deve ser sempre a recomendada pelo fabricante do veículo. Vale lembrar alguns cuidados a serem tomados pelos motoristas, que são o balanceamento e alinhamento a cada cinco mil quilômetros e o rodízio de pneus que deve ser feito a cada 10 mil quilômetros.
Como Encontrar a Pressão de Ar do Pneu (Calibragem)?
Para saber a pressão usada para inflar os pneus é bem simples. Os valores variam de acordo com a marca e o modelo do veículo e podem ser encontrados no manual do proprietário, na coluna da porta do motorista ou na tampa de combustível. É lá também que está estipulada a pressão das rodas traseiras quando o veículo transporta cargas, passageiros ou bagagens no porta-malas.
Como proceder caso os pneus sem câmara fure ?
Quando um pneu tubless (sem câmara) está furado, não devemos montá-lo com câmara.
Em caso de furo, os pneus devem ser reparados com o Plug de Reparação Pneumático (P.R.P.), conforme os padrões das revendas .
Para a maior parte dos casos de condução fora de estrada é permitido manter as pressões adotadas em estrada. Todavia, em condições extremas valem as seguintes regras:
- Lama - é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contato do pneu com o solo (capacidade de flutuação);
- Rocha - manter a pressão normal. Reduzí-la significa aumentar o risco de "picotar" a banda de rodagem ou até cortar o pneu lateralmente;
- Areia - sobre areia não compactada é permitido reduzir a pressão dos pneus para aumentar a tração
- Água - manter a pressão normal porque não será possível ver os obstáculos submersos.
OBS : Nunca use nos pneus de seu veículo pressão inferior a 16 b/pol2.
Em casos nos quais foi necessário reduzir a pressão dos pneus, recalibrá-los o mais rápido possível.
Enquanto não recalibrar os pneus, dirija devagar, e sob nenhuma circunstância ultrapasse a velocidade de 80 km/h.
Escolha o pneu certo na hora certa
(fonte: goodyear.com.br)
A escolha do pneu certo representa maior economia para você e maior desempenho para os seus pneus.
A Goodyear dá algumas dicas para que você, faça uma escolha segura na hora de trocar os pneus. Aqui estão elas:
- Reponha os pneus no carro por outros na mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante do automóvel;
- Dentro da medida recomendada, verifique se o desempenho da banda de rodagem é compatível com seu tipo de veículo e o uso que você faz dele;
- Verifique se o índice de carga e o símbolo são adequados para o seu tipo de veículo;
- Evite a montagem de pneus de dimensões ou construções diferentes num mesmo veículo;
- Nunca misture pneus radiais novos com pneus convencionais ou mesmo pneus reformados;
- Ao repor apenas dois pneus (no caso de veículos de passeio), instale-os no eixo traseiro do veículo;
- Quando da montagem de pneus novos, recomenda-se utilizar bicos e válvulas também novos.
Muito interessante. Já rodei na estrada por estar com a pressão inadequada para viagem, ou seja, baixa. Felizmente só o susto, mas aprendi a dirigir o veículo com pneus calibrados. Tornou-se habito semanal. Limpeza, calibragem, nível do óleo, agua, em fim todos os itens que julgo necessário a segurança. Excelente matéria. Aprendi algo mais.
ResponderExcluirOlha só Edvaldo que perigo, graças à Deus foi só um susto, serviu como experiência. É muito importante estarmos em dia com nosso automóvel e como viram nesse post, são coisas simples que nós mesmos podemos fazer, exige só um pouco de disciplina.
ExcluirEu achei, essa matéria, muito interessante e aproveitoso, muitas vezes temos o carro mas não sabemos fazer sua manutenção corretamente.
ResponderExcluirE que bom Adelia que gostou da matéria, e realmente tem muitas pessoas que não sabem que esses pequenos detalhes de checar o ar do pneu, manutenção de cinto de segurança, troca de óleo dentre outras coisas, fazem toda diferença, não só para o bolso mas como em questão de segurança.
ExcluirPor isso o CHAVEIROTECH preparou vários posts para ajudar nossos leitores e clientes a estarem em dia como seus automóveis, espero que goste.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pela matéria, gostei especialmente das dicas "Escolha o pneu certo na hora certa" (fonte: goodyear.com.br).
ResponderExcluirEstou até repassando seu blog para alguns amigos e amigas, acho muito importante divulgar esse tipo de matéria.
Tenha uma excelente tarde!!!
Obrigado amigo, é esse nosso objetivo, ajudar nossos leitores e clientes, também mantê-los atualizado com o mundo automotivo.
ExcluirBoa noite para você amigo!!! Valew