O óleo que lubrifica motores automotivos tem muitas utilidades.
O óleo limpa o motor, retirando partículas resultantes do processo de combustão e as mantendo suspensas. Também refrigera o motor, retirando o calor das peças móveis e transferindo esse calor para o sistema de arrefecimento.
E o mais importante, o óleo lubrifica o motor, formando uma película entre as peças que se movem, reduzindo bastante o atrito entre elas. Existe basicamente três tipos de óleo, o mineral,o sintético e o semi-sintético. O mineral é obtido a partir de componentes do petróleo. O óleo sintético é obtido a partir de reações químicas. Já o semi-sintético mistura um pouco de cada.
O passar do tempo, o óleo do motor tende a perder sua viscosidade , característica principal no lubrificante, encarregada de fazer com que o óleo permaneça por mais tempo revestindo as peças que estão em contato dentro do motor. Perdendo a viscosidade, o atrito poderá comprometer o funcionamento do motor e deste modo a vida útil, além de reduzir o desempenho e aumentar o consumo.
Por isso a importância da troca de óleo.
Quando trocar o óleo do carro?
Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta do manual do proprietário. Os atuais fabricantes dos motores vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro.
Qual o nível correto do óleo no carro?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.
Quando completar o nível de óleo?
Com o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Assim, enquanto não chega a hora de trocar o óleo, devemos ir completando o nível.
Que óleo colocar?
Para saber qual é o lubrificante correto para seu veículo consulte o "Manual do Proprietário" na seção referente a manutenção. É simples e rápido. Lembre-se de observar os dados referentes a viscosidade (SAE) e ao desempenho (API) e grave esses números. Outra possibilidade é conferir as tabelas de recomendação disponíveis nos postos de serviço.
Segue-se algumas dicas para preservar o motor:
- Troque o óleo e o filtro no intervalo recomendado pelo fabricante do veículo;
- Se for necessário completar o nível do lubrificante, use a mesma marca, tipo e viscosidade do que já está no motor;
- Não misture lubrificantes diferentes quando completar o nível, nem aditivos extras (devem ser colocados junto com o óleo novo) e nunca adicione óleo mineral ao sintético (ou vice-versa);
- Se o motor consome muito óleo, faça logo sua retífica;
- Observe a vareta do óleo (sentindo a viscosidade com os dedos) ou retire a tampa de óleo: a "pasta" também se aloja ali;
- Em caso de dúvida, troque o óleo. Fica bem mais barato que reformar o motor;
- Desconfie do combustível muito barato. Abasteça seu carro em postos com combustível de qualidade comprovada;
- Veículos que rodam pouco devem trocar o óleo pelo menos uma vez por ano.
Boa tarde! Gostei muito das dicas oferecida por vcs, pois esclareceu algumas dúvidas que eu tinha quanto a manutenção do carro e os lubrificantes.
ResponderExcluirBoa noite Adelia! Fico feliz que estamos ajudando e esclarecendo suas dúvidas!
ExcluirOpa valew pelos posts amigo, olha uma coisa que aprendi hoje, que não devemos misturar lubrificantes diferentes quando completar o nível do óleo, nem aditivos extras (devem ser colocados junto com o óleo novo) e nem adicionar óleo mineral ao sintético (ou vice-versa. Nunca tinha me ligado nesses fatores.
ResponderExcluirParabéns, continue postando matérias como essa amigo!!!!
Pois é, são pequenos detalhes, que muitas vezes deixamos passar, e que fazem toda diferença para o motor do nosso automóvel e para nosso bolso também. Fico feliz de poder esclarecer algumas dúvidas de nosso leitores e clientes.
ExcluirTenha uma boa tarde amigo!!!
MOTOR FAZENDO FUMAÇA - DICA IMPORTANTE; RETENTOR DE VALVULAS QUANDO DANIFICADO TAMBEM FAZ FUMAÇA - MUITO COMUM.
ResponderExcluirOCORRE FREQUENTEMENTE QUANDO VC LIGA E O MOTOR ESTA FRIO OU SIMPLESMENTE DO NADA EM UMA RETA DERREPENTE ELE FAZ FUMAÇA VISIVEL ATÉ PELO RETROVISOR. MAS NO OUTRO DIA VC ANDA O TEMPO TODO COM ELE E NAO APARECE NADA DE FUMAÇA.
NESTE CASO APESAR DE BAIXAR OLEO, GERALMENTE NAO CAI A POTENCIA E NEM "FERVE". SÓ QUE SE VC FOR AO MECANICO (MESMO NO DE CONFIANÇA) E DEMONSTRAR 'APAVORAMENTO' ELE VAI DIZER Q VC TEM Q FAZER A RETÍFICA DO MOTOR 'URGENTE'.
ODESCONFIE SEMPRE, NÃO ACREDITE CEGAMENTE EM TODOS OS PROFISSIONAIS DO RAMO - 'A VIDA NOS ENSINA A SER MALICIOSOS'.
TRABALHEI POR ANOS COM RETÍFICA DE MOTORES E POSSO AFIRMAR QUE É MUITO COMUM ESTA PRÁTICA ENTRE MUITOS MECANICOS.
ABRAÇOS E BOA SORTE!
HORGUZ
AUTOMOTIVOS@HOTMAIL.COM
QUE ELE NAO VAI FALAR É QUE ALEM DOS R$150,00 A 200,00 DA MO P RETIRAR E MONTAR NO CARRO O SEU MOTOR, ELE VAI GANHAR EM TORNO DE R$300,00 DE COMISSÃO DA RETÍFICA.
NESTE CASO O Q ACONTECE EM SEU MOTOR É O SEGUINTE; OS RETENTORES DE VALVULAS SAO PRODUZIDOS EM BORRACHA - PORTANTO, TEM VIDA ÚTIL LIMITADA E RESISTENCIA PEQUENA AO CALOR. ASSIM A BORRACHA SE SOLIDIFICA VIDRANDO E PETRIFICANDO-SE, EM CONSEQUENCIA TRINCAM, RACHAM E SE DESPEDAÇAM CRIANDO PASSAGENS PARA O OLEO 'SUBIR'. QUANDO FRIAS SE ENCOLHEM AUMENTANDO OS CANAIS DE PASSAGEM DO OLEO. POR ISSO É MAIS COMUM A FUMAÇA APARECER PELA MANHÃ OU QUANDO O MOTOR ESTIVER FRIO.
CONCERTANDO; SUBSTITUIR RETENTORES DE VÁLVULAS R$ 200,00 EM MEDIA PARA MOTORES COMUNS DE 8 VÁLVULAS.
SUGESTÃO; FAÇA ESTE SERVIÇO DIRETAMENTE NA RETÍFICA - AS GARANTIAS SÃO MAIORES, A QUALIDADE DO SERVIÇO É MELHOR E A POSSIBILIDADE DE ATRAVESSADORES - MECÂNICOS - É MENOR.
EXISTEM BONS MECÂNICOS SIM...MAS TEM MUITO LOBO COM PELE DE OVELHA POR AÍ OS QUAIS MUITAS VEZES ACHAMOS OU JULGAMOS SEREM DE 'CONFIANÇA'.
ABRAÇOS E BOA SORTE!
HORGUZ
AUTOMOTIVOS@HOTMAIL.COM
DESCULPE - AGORA CORRIGIDO!
ResponderExcluirMOTOR FAZENDO FUMAÇA - DICA IMPORTANTE; RETENTOR DE VALVULAS DANIFICADAS TAMBEM FAZ FUMAÇA - MUITO COMUM.
OCORRE FREQUENTEMENTE QUANDO VC LIGA E O MOTOR ESTA FRIO OU SIMPLESMENTE DO NADA EM UMA RETA DERREPENTE ELE FAZ FUMAÇA VISIVEL ATÉ PELO RETROVISOR. MAS NO OUTRO DIA VC ANDA O TEMPO TODO COM ELE E NAO APARECE NADA DE FUMAÇA.
NESTE CASO APESAR DE BAIXAR OLEO, GERALMENTE NAO CAI A POTENCIA E NEM "FERVE". SÓ QUE SE VC FOR AO MECANICO (MESMO NO DE CONFIANÇA) E DEMONSTRAR 'APAVORAMENTO' ELE VAI DIZER Q VC TEM Q FAZER A RETÍFICA DO MOTOR URGENTE'.
O QUE ELE NAO VAI FALAR É QUE ALEM DOS R$150,00 A 200,00 DA MO P RETIRAR E MONTAR NO CARRO O SEU MOTOR, ELE VAI GANHAR EM TORNO DE R$300,00 DE COMISSÃO DA RETÍFICA.
DESCONFIE SEMPRE, NÃO ACREDITE CEGAMENTE EM TODOS OS PROFISSIONAIS DO RAMO - 'A VIDA NOS ENSINA A SER MALICIOSOS'.
NESTE CASO O Q ACONTECE EM SEU MOTOR É O SEGUINTE; OS RETENTORES DE VALVULAS SAO PRODUZIDOS EM BORRACHA - PORTANTO, TEM VIDA ÚTIL LIMITADA E RESISTENCIA PEQUENA AO CALOR. ASSIM A BORRACHA SE SOLIDIFICA VIDRANDO E PETRIFICANDO-SE, EM CONSEQUENCIA TRINCAM, RACHAM E SE DESPEDAÇAM CRIANDO PASSAGENS PARA
O OLEO 'SUBIR'. QUANDO FRIAS SE ENCOLHEM AUMENTANDO OS CANAIS DE PASSAGEM DO OLEO. POR ISSO É MAIS COMUM A FUMAÇA APARECER PELA MANHÃ OU QUANDO O MOTOR ESTIVER FRIO.
CONCERTANDO; SUBSTITUIR RETENTORES DE VÁLVULAS R$ 200,00 EM MEDIA PARA MOTORES COMUNS DE 8 VÁLVULAS.
SUGESTÃO; FAÇA ESTE SERVIÇO DIRETAMENTE NA RETÍFICA - AS GARANTIAS SÃO MAIORES, A QUALIDADE DO SERVIÇO É MELHOR E A POSSIBILIDADE DE ATRAVESSADORES - MECÂNICOS - É MENOR.
EXISTEM BONS MECÂNICOS SIM...MAS TEM MUITO LOBO COM PELE DE OVELHA POR AÍ OS QUAIS MUITAS VEZES ACHAMOS OU JULGAMOS SEREM DE 'CONFIANÇA'.
TRABALHEI POR ANOS COM RETÍFICA DE MOTORES E POSSO AFIRMAR QUE É MUITO COMUM ESTA PRÁTICA ENTRE MUITOS MECANICOS.
ABRAÇOS E BOA SORTE!
HORGUZ
AUTOMOTIVOS@HOTMAIL.COM