Mulheres - um pouco da história automobilística feminina

Berta Benz
   
   A primeira mulher a dirigir um carro foi a alemã Berta Benz em 1885, esposa do fundador de uma montadora de carros alemã, a Mercedes-Benz. Desde então, as mulheres não pararam mais!

Mary Anderson
Em 1903, durante uma viagem a Nova Iorque, a norte-americana Mary Anderson observou que sempre que chovia os motoristas de bondes precisavam abrir as janelas para poder enxergar. Pensando em facilitar a vida desses condutores, criou um braço oscilante com uma lâmina de borracha, operado pelo condutor no interior do veículo através de uma 
alavanca. Somente em 1916, os limpadores de para-brisa se tornaram equipamento padrão em todos os automóveis americanos..

   Além disso, até 1923 mais de 175 patentes foram concedidas a mulheres para invenções acerca de automóveis, que incluem semáforos e sinalizações de trânsito!

Duquesa d' U

   A primeira mulher a conseguir uma carteira de motorista foi a francesa e Duquesa d’ Uzès no ano de 1898. Porém, dois meses depois, ela foi aos tribunais responder por excesso de velocidade (isto porque a velocidade máxima era de 12km/h e ela estava andando à 15 km/h). Parece até brincadeira não é?! 12km/h é quase uma caminhada!

 

Madame Camille Du Gast
 A primeira mulher-piloto da história foi Madame Camille Du Gast,
francesa, pianista, esportista profissional em equitação, alpinismo, esgrima, caça, tiro e para-quedismo.  
Então com 31 anos, participou de seu primeiro rally Paris-Berlim, em 1901, ficando em 33° lugar.
 Em 1903, correu no rally Paris-Madrid e chegou em 45° lugar na prova.




Maria Cristina Rosito
   


  
   As brasileiras também fizeram história como: Maria Cristina Rosito, 
gaúcha de Porto Alegre, aos 14 anos começou no kart e aos 16 pilotava monopostos. 


   




Suzane Carvalho
    E não podemos esquecer de falar da carioca Suzane Carvalho, que foi a que mais 
destacou-se nas pistas sagrando-se campeã Brasileira e Sulamericana de 
Fórmula 3, kart, na classe B, F-Ford, F-2000 canadense e italiana e, inclusive, correndo nos EUA na Fórmula Indy Light.



    O Brasil também tem suas pioneiras: Maria José Pereira Barbosa Lima e Rosa Helena Schorling, que revela que aprendeu a dirigir muito cedo, aos 12 anos, no automóvel de seu pai, um Opel 1895, com direção do lado direito e câmbio e freio do lado de fora.

   Em Nova Iorque no ano de 1909, Alice Huyler Ramsey e suas três irmãs deixaram a cidade de carro e dirigiram até Maxwell por 41 dias, totalizando 6 mil km. Elas utilizaram 11 pneus!






 Há um bom tempo a mulher vem conquistando o seu lugar no mercado de trabalho, mas em certas profissões a resistência é maior, como é o caso dos motoristas de ônibus ou de caminhão.    Mas essa barreira profissional está sendo vencida e  o espaço no mercado se abriu para as mulheres motoristas e já é comum avistar mulheres conduzindo ônibus e caminhões, no trânsito das cidades.







E-mail CHAVEIROTECH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário