Manutenção Preventiva: Escapamento

Mais do que um acessório estético, o escapamento tem uma função importantíssima no desempenho do carro. 


  O escapamento é um condutor que possibilita ao automóvel encaminhar os gases do resultado da combustão para fora do ambiente do motor, além de influenciar no desenvolvimento do motor. 
 Geralmente são produzidos com materiais inoxidáveis devido à forte corrosão causada pelos gases, além de materiais filtrantes. Sua aplicação é mais conhecida em automóveis, mas se dá em uso de qualquer motor a combustão, além de geradores, embarcações e trens. 
  O escapamento influencia diretamente no desempenho e potência do motor, pois é ele é o responsável pela liberação dos gases. Se os gases tiverem dificuldade para sair, o motor trabalhará com menor desempenho, porém se as saídas estiverem muito liberadas, o motor fará esforço desnecessário. 

Constituição geral de um sistema de escapamento 

   É composto de tubulações, sendo uma conectada diretamente ao coletor de escape do motor, intermediários, abafador de ruído e nos veículos fabricados à partir de meados dos anos 90, passou a ser obrigatório o uso do catalisador, responsável pela oxidação dos agentes poluentes provindos da combustão, atendendo assim a regulamentação de emissões vigente. 

Principais Funções 

• Liberação eficiente dos gases resultantes da combustão 
• Redução dos ruídos resultantes da combustão 
• Auxilio na vida útil do motor 
• Controle e economia de combustível 
• Redução da emissão de poluentes 

  Os escapamentos, em condições normais de uso, reduzem a poluição sonora e mantém o bom desempenho do veículo. 
Com base nisso os escapamentos devem ser projetados para atender dois requisitos primordiais: 

• Atenuar o nível de ruído do motor
• Manter a taxa de contra-pressão dos gases 

  O Sistema de Exaustão Automotivo é um conjunto de tubos e abafadores que conduzem os gases produzidos na queima de combustível do motor para fora do veículo. Cada projeto atende rigorosos testes de durabilidade, testes de ruído, contra-pressão e análise de gases. 



Como funciona? 

  O Sistema de Exaustão Automotivo é formado por quatro partes: Conjunto Dianteiro, Conversor Catalítico ou Catalisador, Conjunto Intermediário e Conjunto Traseiro.   Cada montadora de veículo define o projeto do escapamento baseado nesta configuração, adequando os conjuntos e catalisadores aos espaços no assoalho do veículo. 
  Por isso o escapamento do Gol, embora tenha a mesma função, não é igual ao escapamento do Palio. 

Conjunto Dianteiro 
    Constituído por tubos ligados diretamente ao motor. Fica posicionado antes do catalisador e trabalha em altas temperaturas. 

Conjunto Intermediário 
  Conhecido no mercado como escapamento Abafador, tem a função de reduzir o ruído e manter a taxa de contra-pressão. 

Conjunto Traseiro 
  Também chamado de escapamento Silencioso, completa as funções do conjunto intermediário e reduz as ondas sonoras de baixa freqüência. 

O que é necessário para projetar um escapamento ou catalisador? 

Gabarito de conjunto de escapamentos 
   Em uma peça do sistema de exaustão o gabarito se dá pela perfeição do roteiro na parte inferior do veículo. Quanto melhor for o gabarito mais rápido e seguro será o serviço de reparação dos escapamentos ou catalisador, além de proporcionar maior durabilidade a todo o sistema de escapamento. 

Atenuar o nível de ruído do motor 
  O escapamento deve diminuir a velocidade do fluxo de gases resultantes da combustão. Por meio de tubos perfurados e câmaras que ao longo do Sistema comprimem e expandem o volume de gases, mantendo o ruído do motor dentro de limites especificados por lei. 

Manter a taxa de contra-pressão dos gases 
  A taxa de contra pressão é uma especificação da montadora e única para cada modelo de automóvel. Controlar e manter a taxa de contra-pressão é fundamental para obter o melhor rendimento do motor no que se refere ao torque, potência e economia de combustível. 



O que fazer quando o carro apresentar excesso de ruído? 
 Dirigir-se imediatamente a um centro automotivo ou loja do ramo para um diagnóstico do sistema de exaustão e avaliar se o conjunto de escapamentos está avariado.

Quando fazer a substituição do escapamento?
  Quando notar alterações no nível de ruído do veículo vindo do escapamento, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras, e também quando sentir que o veículo está com baixo rendimento (amarrado) ou com excesso de consumo de combustível, é recomendável checar o sistema de escapamentos. 

Qual a causa dos vazamentos de gases nos escapamentos? 
  Quando há vazamentos de gases o escapamento já se rompeu e ocorre um desvio do fluxo de gases, afetando o nível de ruído (sopro), assim como o consumo do veículo através da alteração da taxa de contra-pressão de trabalho do motor. Somente com a troca do elemento danificado se resolve o problema. 

Quais são as causas mais comuns da vibração da carroceria? 
  Normalmente quando ocorre vibração no chassi do veículo, ela é proveniente do contato do escapamento com a estrutura da carroceria, ou seja, escapamentos mal instalados ou com defeito de roteiro. Neste caso, é necessária a substituição ou o realinhamento do elemento envolvido. 

O que provoca a quebra do escapamento ou do tubo do motor? 
  As quebras ocorrem basicamente em função de pancadas em lombadas, falta de manutenção nos coxins sobrecarregando os demais suportes e a instalação incorreta (instalação tensionada). 

Por que ocorre o aquecimento do assoalho do carro? 
   Nos casos mais críticos de transmissão de calor pelo escapamento, as montadoras já instalam no assoalho do veículo um defletor de calor que funciona como uma barreira de proteção ao assoalho. Em diversos casos esta barreira não é suficiente para a função e por isso alguns escapamentos também são fabricados com defletor de calor. 

O que fazer quando ocorre a quebra de suportes, abraçadeiras e coxins? 
   Para evitar o agravamento dos danos é recomendável proceder a troca do elemento danificado imediatamente. 

Por que não é recomendado soldar partes do sistema de escapamento? 
  A corrosão do sistema de escapamento ocorre de dentro para fora, ou seja, a quebra é conseqüência de danos na estrutura interna dos abafadores e silenciosos. Isto afeta a taxa de contra-pressão de trabalho do motor. 
  De nada adianta soldar o local rompido, pois não é suficiente para que o fluxo de gases internos seja direcionado da maneira correta. Além do mais, os serviços de solda não são suficientes para dar durabilidade contra corrosão no local. 



  A regulagem do escapamento é de vital importância para o bom desempenho do carro.




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