Rodízio de Pneus: Quando fazer ?

  

  O rodízio de pneus é muito importante para prevenir o gasto irregular. Se os pneus não forem verificados e o rodízio não for feito, o ruído na estrada irá aumentar, haverá menor economia de combustível e a estabilidade em pista molhada reduzirá. 
Pneus sem manutenção terão que ser trocados mais cedo. 


Uma dúvida comum entre os proprietários de veículos é sobre o rodízio de pneus, quando fazer ? 


  O recomendado pela maioria das montadoras é fazer o rodízio a cada 10.000 quilômetros.Importante lembrar também que, com esta mesma quilometragem, deve ser feito o alinhamento de direção para evitar o desgaste irregular do pneu.

  Nos carros de passeio basta passar os pneus traseiros para frente e vice-versa. 
Nos veículos 4X4, o rodízio dever ser feito em "X", ou seja, o dianteiro direito deve ir para o traseiro esquerdo e o esquerdo dianteiro para o direito traseiro.

 Carros esporte, de luxo e utilitários possuem pneus unidirecionais. Estes pneus têm bandas de rodagem padrão, projetadas para atuar somente na direção determinada na parede lateral. Eles devem ser trocados de frente para trás. Isto assegura que a direção da rotação não mude. Se incluir o estepe no rodízio, o normal é colocá-lo no lado direito traseiro.


  A importância do rodizio é a durabilidade e o desgaste por igual do jogo de pneus. Caso este não seja feito da forma correta, terá que trocar de pneus mais cedo, pois pneus dianteiro, por consequência da tração, se desgastam mais rapidamente que os traseiros.

  O motorista deve consultar o manual do proprietário para realizar o procedimento correto do rodízio de pneus do seu carro. 



E-mail CHAVEIROTECH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Comprei meu primeiro carro tem um ano, e seu post chegou na hora certa, estava me perguntando o que era esse rodizio de pneus e quando eu teria que fazer. Gostei muito do post, claro, simples e bem explicativo. Virei leitora do seu blog, pode acreditar.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos leitores tiveram essa mesma dúvida. Fico feliz de poder ajudar. Muito obrigado e continue sim acompanhando nossos posts.

      Excluir
  2. Bom dia! Eu também gostei muito do post, achei o conteúdo interessante, explicativo e que sanou minhas dúvidas. Parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Adelia, fico feliz que nossos posts estejam esclarecendo algumas dúvidas suas e que estão sendo úteis para nossos leitores.
      Tenha um excelente final de semana.

      Excluir