Manutenção Preventiva - Extintor de Incêndio


  Você só lembra que carrega um extintor de incêndio no carro quando está prestes a fazer a vistoria anual, não é? 
 Apesar de ser esquecido na maioria das vezes, o extintor precisa estar sempre em bom estado para não falhar se acontecer alguma emergência.
 O melhor é se prevenir: aprenda a usar este instrumento que pode salvar a sua vida.


Como saber se o seu extintor está em boas condições? 

  A primeira dica é também a mais simples: ficar atento ao rótulo na hora da compra. De acordo com a resolução 223 do Contran, a validade deve ser de cinco anos. “Ao usuário só cabe observar três itens. Se o extintor for novo, cheque a validade do produto.    No caso de recondicionado, observe o próximo prazo de manutenção. Confira a presença do selo do Inmetro e a pressão no relógio colocado próximo à válvula, chamado de manômetro”, ensina o gerente do Inmetro Leonardo Rocha.

  Com o tempo de uso, a despressurização pode acontecer. Basta observar se a seta do manômetro está apontando para o índice verde, o que significa que não há problemas. “Assim como devemos sempre calibrar os pneus e trocar o óleo, é sempre bom aproveitar para checar o extintor”, recomenda. No ato da compra, o dispositivo deve estar lacrado, seja ele novo ou recondicionado. “Após a aquisição, você deve retirar o lacre e a película de proteção antes de colocá-lo no automóvel”, avisa o gerente do Inmetro.

 É importante ler o rótulo e se habituar à presilha do extintor no carro. Depois, não há mistério: é só pressionar a válvula para que ele entre em ação. O ideal é que todos estejam familiarizados com o procedimento de uso do extintor.

 Segundo a resolução 333, todos os extintores devem ser da categoria ABC, capazes de enfrentar incêndios em líquidos, sólidos e equipamentos elétricos energizados. 

O QUE É O EXTINTOR ABC?
  O incêndio caracteriza-se pelo tipo de material em combustão e pelo estágio em que se encontra. Existem 3 classes de incêndio mais comuns, identificadas pelas letras A., B e C:

· Classe A: ocorre em materiais sólidos, como plástico, tecido, borracha, madeira, etc.
· Classe B: ocorre em líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo, álcool e querosene.
· Classe C: inicia-se em equipamentos elétricos energizados, como bateria e parte elétrica do carro.

  O novo extintor ABC apaga os três tipos de incêndio. Com ele, você não precisa identificar a classe do fogo antes de utilizar o equipamento.

QUAIS AS VANTAGENS?
 Segurança ao operador. O pó ABC apaga todos os tipos de incêndio em carros com mais eficiência. 
Ele é capaz de apagar chamas de até 2 metros em sólidos, e 4 metros em líquidos inflamáveis. 
Validade de 5 anos. Garantia de qualidade por parte do fabricante e de comodidade ao usuário, que passa anos sem preocupações.


ESTE NOVO PÓ QUÍMICO É PREJUDICIAL À SAÚDE OU À NATUREZA?
 O pó ABC, largamente utilizado na Europa e nos EUA, não é nocivo à saúde. Seu principal componente, o fosfato de monoamônico, é um produto muito utilizado na produção de fertilizante agrícola. Após a utilização de um extintor ABC, recomenda-se apenas ventilar o local e limpar as áreas atingidas.



 Após o vencimento do prazo de validade ou recondicionamento, o consumidor tem que procurar um revendedor licenciado para adquirir um novo. Normalmente o mercado faz essa venda à base de troca, dessa forma, os vencidos serão coletados e destinados conforme legislação ambiental vigente.


 O site do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo também indica algumas dicas referentes a forma correta de utilização do extintor. O ideal na hora da aplicação é manter uma distância de segurança de alguns metros. Posicione o bico de saída, direcionado para o foco do fogo e de maneira  firme pressione a alavanca de disparo. 

 Vale lembrar que o extintor de incêndio do carro é um auxiliar na hora do aperto. O melhor é, dependendo da gravidade do problema, entrar em contato rapidamente com os bombeiros e solicitar o socorro.


  E você, sabe se o extintor de incêndio do seu carro está em boas condições?

E-mail CHAVEIROTECH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário