Novo carro global será produzido em São Bernardo
do Campo, SP
A Ford anunciou essa semana um investimento de R$800 milhões para a produção de um novo veículo global em São Bernardo do Campo, SP. "Até 2015, 100% dos nossos carros serão globais", diz Marcos de Oliveira,presidente da Ford Brasil e Mercosul.
A Ford anunciou essa semana um investimento de R$800 milhões para a produção de um novo veículo global em São Bernardo do Campo, SP. "Até 2015, 100% dos nossos carros serão globais", diz Marcos de Oliveira,presidente da Ford Brasil e Mercosul.
A
Ford revelou nessa terça-feira mais uma parte de seu programa de investimento
no Brasil, no total de R$ 4,5 bilhões de 2011 a 2015. Desta vez a fábrica
comtemplada foi a antiga planta de São Bernardo do Campo (SP), que a Ford
comprou da Willys em 1966. A última grande modernização da linha de produção de
automóveis havia sido feita no fim dos anos 1990, quando a unidade começou a
fabricar seus compactos globais Ka e Fiesta. Agora São Bernardo vai receber R$
800 milhões para voltar a produzir lá um novo carro global da marca – hoje são
fabricados só dois modelos locais, o Ka brasileiro e a picape pequena Courrier.
A Ford não confirma essa informação, mas o carro a ser produzido no ABC paulista provavelmente será um compacto que substituirá os atuais Fiesta RoCam e Ka a partir de 2014, já que nenhum desses dois modelos são globais e até 2015 a Ford promete globalizar integralmente o seu portfólio de produtos fabricados no Mercosul, dentro da estratégia traçada pelo plano One Ford.
A Ford não confirma essa informação, mas o carro a ser produzido no ABC paulista provavelmente será um compacto que substituirá os atuais Fiesta RoCam e Ka a partir de 2014, já que nenhum desses dois modelos são globais e até 2015 a Ford promete globalizar integralmente o seu portfólio de produtos fabricados no Mercosul, dentro da estratégia traçada pelo plano One Ford.
O anúncio do novo investimento em São Bernardo foi
feito somente após o fechamento de negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos
do ABC, que aceitou algumas concessões para garantir o aporte na fábrica.
Essa estratégia começa a ficar mais
visível a partir do ano que vem. “Em 2012 lançaremos mais três modelos globais
aqui, com 15 configurações diferentes”, disse Marcos de Oliveira, presidente da
Ford Brasil e Mercosul. “É mais uma etapa do processo de globalização previsto
no plano One Ford”, completou. O primeiro desses lançamentos será o novo
EcoSport, desta vez um projeto global tocado pelo centro de desenvolvimento
brasileiro da companhia, localizado na planta de Camaçari (BA), que será
produzido em diversas plantas. Na sequência deve vir a nova família de picapes
médias Ranger, desenvolvida pela subsidiária na Austrália e já apresentada em
salões ao redor do mundo este ano, que será fabricada na Argentina com novos
motores diesel também feitos lá (que substituem os MWM usados atualmente).
Daí para frente Oliveira não confirma nada, mas o próximo global da lista de 2012 deverá ser o novo Focus, programado também para a planta argentina. O New Fiesta, vendido aqui importado do México, deve entrar em produção na fábrica baiana da Ford só a partir de 2013.
Daí para frente Oliveira não confirma nada, mas o próximo global da lista de 2012 deverá ser o novo Focus, programado também para a planta argentina. O New Fiesta, vendido aqui importado do México, deve entrar em produção na fábrica baiana da Ford só a partir de 2013.
www.chaveirotech.com.br
@CHAVEIROTECH
Ford podia investir nas motocicletas também
ResponderExcluir