Lamborghini Countach - voltando no tempo.


Uma Volta ao tempo com um Lamborghini Countach 


   O Lamborghini Countach foi um superesportivo produzido pela Lamborghini na Itália. O primeiro protótipo surgiu em 1971,vinha com uma carroçaria pintada em amarelo com as tradicionais rodas Campagnolo de 14" e pneus Pirelli Cinturato.
   Naquela época, batizar os modelos da marca com o nome de touros consagrados, já era tradição da marca e o Countach não foge à regra.
   Para que o Countach fosse produzido, o motor V12 teria de ser subtituído e ainda foram adicionadas novas entradas de ar para o coração do mesmo desta forma reduziu a sua cavalagem de 440cv para 375cv mudando assim a sua sigla LP500 para LP400, mas estas modificações embora reduzissem a potência, diminuiu o peso tornando-se mais veloz.
  No interior também foram feitas algumas mudanças como a substituição do painel digital por um analógico, foram trocados os bancos e volante e ainda adicionado um retrovisor.


   As rodas traseiras eram tracionadadas pelo tradicional motor Lamborghini V12 montado na longitudinal e centralmente. Para a distribuição melhor do peso, o motor é realmente invertido, onde o eixo de saída está na parte dianteira, e a caixa de engrenagens é na frente do motor, e o eixo cardã transmite a potência para o diferencial traseiro.



   O Countach foi projetado por Marcello Gandini, do estúdio Bertone, o mesmo estúdio que desenhou o Lamborghini Miura. O corpo do Countach era largo e baixo, mas não muito longo. O desenho era caracterizado pelo perfil angular da carroceria e pelas linhas retas que acentuavam em agulosamente, as formas que predominavam na carroceria eram trapezoidais. As portas, que abriam para cima e à frente tornaram-se marcas registradas da marca e foram usadas em modelos posteriores. O desenho era bastante futurista e até hoje não é visto da mesma forma como os demais esportivos daquela época, sendo considerado um carro muito bonito.


   Em 1973, por fim apreciaria a versão definitiva do Countach com tubos de 40mm de diâmetro, carroçaria em alumínio e para suprimir a necessidade de combustível continha 2 tanques com capacidade total de 120L,  ficando assim definitivamente com 1065kg e atingia os 100km/h em 5,6s e chegando à velocidade máxima de 316km/h.





Fotos: Google imagens
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.




E-mail CHAVEIROTECH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: